CBC STANDARD Customização Simples

Modificações e aprimoramentos de carabinas de pressão.

CBC STANDARD Customização Simples

Mensagempor RMF » 12 Set 2006 21:55

Olá,

Recentemente adiquiri uma CBC Standard na Alterama. Como é de praxe, resolvi dar um cara diferente para a bichinha.

A primeira vítima foi a coronha:

Imagem
Este são os traçados para o desbaste que viria a seguir.

Imagem
Grip já desbastado faltando apenas a texturização.

Imagem
Texturização terminada com retífica Dremel e freza de 1mm.

Depois de lixamento até remover as marcas mais profundas de ferramenta, fiz a tonalização da madeira usando a mistura de 3 cores diferentes.
Imagem
Usei betume, tingidor para verniz na cor Mogno e na cor Imbuia escuro, tudo dissolvido em água ráz até obter a cor desejada. Foi aplicado a pincel em pequena quantidade e espalhada com um pano.

Na caixa de culatra apenas removi ligeiramente as irregularidades da guia do pistão usando uma lima fina e uma lixinha 150 básica:

Imagem

Pedi para o Franco rebaixar o pistão e usar a bucha da MN. Como eu estava a fim de experimentar outra coisa, montei a bucha original com um parafuso especial na medida do diâmetro interno da bucha, nisso deu para ganhar algo em torno de 7mm no curso do piustão. A foto não possui qualidade, mas dá para avaliar a montagem.
Imagem

Coloquei, também, uma lâmina de teflon de 1mm de espessura dentro do pistão com finalidade de evitar o tal de TWANG (ruido da mola).

Imagem
É claro que as sobras foram recortadas depois de inserida a mola.

A montagem da mola recebeu dois batentes de borracha, um em cada extremidade. Mantive a mola original pois quero avaliar a durabilidade, muita gente diz que ela perde tensão muito rápidamente, veremos o que sucede.
Imagem.

O gatilho foi lubrificado com Molikote "G". Ficou muito macio.

A foto da carabina montada também não possui qualidade, mas estou providenciando coisa melhor juntamente com a avaliação de precisão e de V0.

Imagem

Só para constar, logo após a montagem dei dois disparos e depois o terceiro contra um pedaço de aglomerado 1cm revestido para móveis de cozinha nas duas faces, bem..., acreditem se quiser, ela varou o
aglomerado, coisa que nem a Shadow, nem a F22 e nem a FuRanKo (assassina) conseguiram.

T+
RMF
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor ghimora » 12 Set 2006 22:04

Gostei muito dessa mudança RMF!! Deu cara nova e espirito novo para a carabina! Se eu tivesse as manhas eu até tentava fazer um trabalho desses na coronha... mas ta difícil viu! Do jeito que eu do bem em artes eu ia se obrigado a compra uma coronha extra!!!

Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
Abraços
<<Armas>>
- CBC F22 Standard .22 (Tunada)
- CBC F22 GII .177 (Novinha!)
- Gamo CF30 .177 (Maravilha de arma)
- Gamo P25
ghimora
Atirador
Atirador

Mensagempor Magno Hunter » 12 Set 2006 22:22

Saudações.
Caro amigo RMF, você chama isso de customização simples????
Então o que é uma customização pesada, pra valer?
Você praticamente fez outra arma. Está muito linda, bem diferente mesmo e muito bem feita. Eu adorei a modificação na empunhadura. Pelo aspecto parece bastante confortável. Parabéns.
Um forte abraço a todos.
Magno Amorim.
Imagem
I'll Keep My Guns, Freedom, & Money... You Can Keep The "Change!"
Magno Hunter
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor Duende Paladino » 12 Set 2006 22:55

RMF,

essa molicote pasta G é aquela que vem num saquinho que parece aqueles com doce de leite?
Imagem
Duende Paladino
Administrador
Administrador

Mensagempor RMF » 12 Set 2006 23:02

Olá,

Não, esse Molikote "G" vem em bisnagas tipo pasta de dente (bem gordinha). A que vem em saquinho amarelo, tipo doce de leite, é para diferencial (eixo traseiro) e caixa de câmbio sem anel sincronizador ( caixa seca - caminhão ). Só que..., se misturada com vaselina, funciona muito bem em carabinas!!

Mais detalhes vide http://www.lumobras.com.br/

T+
RMF
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor andrefmz » 12 Set 2006 23:19

Os 7 mm que ganhou de espaço na camara é o limite ou daria pra mais alguma coisa...? o peso do pistão diminuiu quanto ..vc tem idéia + - ? ...vc testou ela sem o tophat , se sim a potencia aumentou em relação a antes...com o pistão mais leve..?
andrefmz
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor RMF » 12 Set 2006 23:30

Olá,

Não sei exatamente quanto que o Franco remove da cabeça do pistão, mas eu diria que é o limite, mais que isso não sobra folga entre o pistão e a alavanca de acionamento. Daria para aumentar ainda mais com a modificação que o Paulo fez no ressalto de trava do gatilho, movendo-o cerca de 9mm para a frente, então o curso total poderia passar para algo em torno de 110mm o que é bastante interesante.

Não medi o peso do pistão, infelizmente!!!! Mas quem poderia fazer isso é o Franco, na próxima "vítima" ele poderia pesar antes e depois.

No caso da potência, poderemos ter uma idéia, de como ficou, depois de passar pelo cronógrafo, quando não restar mais dieseling. Achei besteira remover o tophat, to apostando as fichas nele.

T+
Editado pela última vez por RMF em 13 Set 2006 21:23, em um total de 1 vez.
RMF
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor Pinga_oz » 13 Set 2006 02:40

Boa RMF .... de volta a ativa nas customizações ...

Espero ansioso os resultados ...

Se der, por favor, faça um teste de potência de 500 e 1000 tiros

Quanto ao coiçe da bixinha já dá para ter uma i´dia já =D>

Abraço;
Pinga
= One Shot - One Kill =
Pinga_oz
*Administrador - MVB
*Administrador - MVB

Mensagempor CELSO » 13 Set 2006 10:19

Grande RMF, tava sumido?!

Rapaz, parabéns pela customização, ficou ótima!

Aonde vc mexeu na coronha é um ponto fraco na Standart, não digo mecanicamente, mas é muito 'magrinho' o lugar da pegada. O que vc fez deve ajudar bastante na pegada.

Eu tentei minimizar este problema colocando um grip , não colante, para raquete de tênis, aliás , um não, dois! um por cima do outro.
Ficou mais grosso e menos escorregadio, pq tenho a mão grande.
A coronha é desequilibrada para a Standart, ela é muito leve. A coronha tinha que ter o dobro do peso pra equilibrar o conjunto. O duro é que a danada já é pesada, imagine com uma coronha mais pesada?
A minha Standart esta assim...o bicho!! bem forte! meu ombro esta roxo. Com a luneta quieta no lugar então, bem precisa, tiros quase retos até 35 metros, depois disso já tenho que compensar um pouco.
Estou bem feliz com a minha e vc vai se surpreender com a sua.
Diria que sem mexer em nada nela, a carabina é ruim , mas dando uma pequena mexida nela já fica beeeeem melhor.

Abraço a todos.

Celso.
CELSO
Atirador
Atirador

Mensagempor RMF » 13 Set 2006 21:21

Olá,

Esse negócio de "ombro roxo" ta me deixando intrigado. Cheguei a disparar 500 tiros num final de semana com minha F22 e isso não aconteceu comigo. Vou observar melhor essa história de tranco e "ombro roxo". O que eu tive de fazer é mudar a postura para atirar com a F22, pois a queda da coronha é invertida em relação as demais e sem encaixar bem no ombro e sem colar bem a bochecha o tiro não sai tão bom. Veremos se a Standard é igual!

Outra coisa que me ocorreu: é bem mais fácil encurtar o pistão ao meio em 10mm e soldá-lo novamente que avançar apenas a trava do gatilho. André, acho que a solução deve ser esta!!! Melhor fazer umas medições mais precisas antes de sacrificar o pistão.

T+
RMF
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor andrefmz » 13 Set 2006 21:52

cortar ao meio não sei não , mas retirar um pouco onde a alavanca empurra o pistão , talvez sim..digo no pistão e não na alavanca , 3 mm ali e 7 mm no topo do pistão deve ficar bom, algum tempo já tenho usado um tophat de metal e amortecedores , junto com uma lamina dentro do pistão , to querendo fazer essas modificações no pistão , só que to sem tarugo de platiprene aqui com diametro de 27 mm só tenho 25 mm , vou ver se dou um pulo na copafer , vc sabe se lá no centro de sampa é mais barato do que aqui ?
andrefmz
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor RMF » 13 Set 2006 22:14

Olá,

Na Florêncio de Abreu tem maior variedade de medidas e preço.

Cortar o pistão ao meio e soldá-lo novamente pode ser feito sem problemas. Já está tudo esquematizado na minha "cachola". Tem que ser soldado com um tarugo que sirva de guia no diâmetro interno ( bem justo), desse jeito não vai haver deformação e o paralelismo vai ser mantido. Mesmo solda a latão vai suportar bem. Amadureça essa idéia, acho que vai ser por aí.

T+
RMF
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor Marino » 13 Set 2006 22:21

André e RMF,
Vocês que estão no meio, e sempre precisam passar por uma dessas lojas especializadas e compostos plasticos... Já foram na loja PASTITECNICA ? que fica no Fim da rua Augusta, ja no centro ? Eu ia lá a muito tempo atras, e fui agora faz pouco mais de 1 semana... La tem uma variedade enorme de materias plasticos diversos, além dos varios que vc pode mandar fazer sob encomenda !
Se puderem, deem uma passada lá !
Marino
Atirador
Atirador

Mensagempor andrefmz » 13 Set 2006 22:29

RMF escreveu:Olá,

Na Florêncio de Abreu tem maior variedade de medidas e preço.

Cortar o pistão ao meio e soldá-lo novamente pode ser feito sem problemas. Já está tudo esquematizado na minha "cachola". Tem que ser soldado com um tarugo que sirva de guia no diâmetro interno ( bem justo), desse jeito não vai haver deformação e o paralelismo vai ser mantido. Mesmo solda a latão vai suportar bem. Amadureça essa idéia, acho que vai ser por aí.

T+

pensando bem, esse esquema pode acabar com a folga que tem entre o pistão e e mola. Já vi alguns guias externo de mola , ao invés de teflon era metal ...

marino , não conheço não ,to precisando em ir pro centro de sampa qualquer dias desses , vou anotar esse endereço e ver se passo lá...valeu..
andrefmz
Mestre Tuning
Mestre Tuning

Mensagempor CELSO » 14 Set 2006 12:32

RMF escreveu:Olá,

Esse negócio de "ombro roxo" ta me deixando intrigado. Cheguei a disparar 500 tiros num final de semana com minha F22 e isso não aconteceu comigo. Vou observar melhor essa história de tranco e "ombro roxo". O que eu tive de fazer é mudar a postura para atirar com a F22, pois a queda da coronha é invertida em relação as demais e sem encaixar bem no ombro e sem colar bem a bochecha o tiro não sai tão bom. Veremos se a Standard é igual!

T+

O meu problema é com a luneta. Como tenho que aproximar bastante o olho pra focar na luneta, a postura fica comprometida. Vou colocar uma espuma de borracha de alta densidade pra ver se melhora um pouco.

O ideal seria uma coronha Montecarlo.

[]s.

Celso.
CELSO
Atirador
Atirador

Próximo

Voltar para Modificações