Teste Hidrostático

Discussões, dúvidas gerais sobre as carabinas propelidas à CO2 ou Ar Comprimido.

Teste Hidrostático

Mensagempor Grego » 02 Set 2006 00:29

Galera estou postando o topico para centralizar o assunto pois sempre e tocado em outros topicos de assunto diverso.

Esta semana levei a minha ampola original que arrumei no ferro velho de uma empresa de cilindro de CO2, ca para nos uma verdadeira sorte, ela e datada de 1986 ja tem 20 aninhos ne, o pessoal fez o teste e passou e me avisaram que o tempo de vida dela pela segurança era mais 5 anos o tempo de validade do teste, mais o velho falou que daria para usar ela pela "vida toda" era so repitir o teste a cara 5 anos o negocio e a fiscalizaçao se bater na hora que tiver enchendo a ampola com mais de 25 anos deixa uma pequenina multinha no estabelecimento!!!!

quem souber algo mais para enriquecer o nossos conhecimento sober o assunto poste ai!!!!
Grego
Atirador
Atirador

Mensagempor Grego » 02 Set 2006 00:33

Galera isso foi postado por um dos nossos amigos aqui do furum em outro topico "Robson Jose MESTRE TUNING, e relacionado como procede o teste.

o teste hidrostático é o seguinte:

1- O clindro ou qualquer reservatório de pressão é projetado, em função de seus materiais e dimensões, para trabalhar dentro de uma faixa de pressão.

2- Normalmente a liga utilizada nos cilindros é alumínio/magnésio ou aço/cromo/molibidênio. Existem ainda cilindros mais novos que utilizam fibra de carbono.

3- Cada vez que o cilindro é enchido a pressão de trabalho (carregado) ele sofre uma pequena dilatação (expansão do seu material). Isso acarreta também um temporário aumento de temperatura.

4- Enquanto o cilindro vai sendo utilizado (esvaziado) o material retorna a condição anterior (encolhe).

5- Esse ciclo de expansão/retração precisa estar dentro do limite projetado. Acho que é no máximo 3% do volume interno.

6- Se ele passar de valor o cilindro é descartado o está entrando na faixa de fadiga de material.

7- Qualquer empresa séria que vai recarregar o cilindro só o faz se o mesmo estiver com o teste hidrostático válido. O teste é gravado no cilindro externamente (punção metálica)

Como o teste é feito:

I - Retira-se o registro (torneira)

II - É feita uma inspeção visual externa e interna no cilindro

III- O cilindro é inserido em uma espécice de caixa-dágua (reservatório de teste)

VI- Esse reservatório é fechado e cheio dagua, e ele possui um acesso a entrada de ar do cilindro e um medidor de nível da água em seu interior.

V- Qualquer expansão do cilindro gera um deslocamento na coluna de água do medidor

VI- O cilindro é então enchido a pressão de teste que normalmente é 2,5 vezes a pressão de trabalho.

VII- É verificado então o deslocamento da coluna dagua e calculada a expansão do cilindro.

VIII- Se expandir mais que 3% (acho) foi reprovado no teste.

Obs: Empresas idôneas inutilizam os cilindros reprovados.

A vida média de um cilindro de mergulho, dependendo da utilização e projeto, pode passar de 60 anos

Como a pressão do teste é aplicada por pouco tempo ela não influência na vida do cilindro!

Espero ter ajudado!
Grego
Atirador
Atirador

Mensagempor lecimom » 06 Set 2006 10:17

grego , foi mal..não tinha visto seu post

alias muito bom!!!

mais é mesmo necessario 2,5 meia a pressão de trabalho para teste?

se bem que quanto mais segurança melhor...

agora ve se vc ou o Robsom,conseguem tirar uma pequena duvida..

sabemos que um cilindro ao sol tem sua pressão elevada, mais qual seria essa elevação!?

ou seja, um cara comprar uma condor, com o cilindro projetado para 3000psi,porem é um cilindro preto que absorve bem o calor, sera q se ele ficasse atirando em um dia de bastante sol e com a arma(cilindro) tomando sol por horas ,ele estaria correndo risco!!?

robson, ja atirou de baixo de sol com ua condor, um exemplo é sair para caçar! e ai ta vivo?
lecimom
Atirador
Atirador

Mensagempor RodrigoBsb » 06 Set 2006 11:19

Existe muita controvérsia a respeito desse assunto(sol), se parar pra pensar, todos nos que mergulhamos estariamos correndo um risco enorme, imagina, normalmente as saidas de mergulho, vc esta num barco debaixo de um sol de rachar( fazendo 38, 40 graus) e sempre existem cilindros ao sol, existem acidentes, sim existem, mas creio que são casos isolados e que devem ter combinado não só a exposição ao sol, como também uma má manutenção, teste hidrostáticos vencidos e algo mais,....

Isso se falando sobre cilicndros de mergulho, quanto ao cilindro da condor acredito que nao tenha problema, pois qualquer aumento dentro dele que ultrapasse 250 bar(207bar é o normal) já estaria estourando o lacre de segurança( bursth disK, acho que é assim que se escreve)..
RodrigoBsb
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor RodrigoBsb » 01 Mar 2007 19:55

O cilindro da minha arma venceu o teste , mandei ele essa semana e o cara me prometeu amanhã entregar,...

Valor da brincadeira 80,00 ( teste hidrostático +laudo de expansão + remarcação da data do teste no cilindro)

Estou em Brasilia e o teste foi feito em SP ](*,) não existe nenhuma empresa credenciada capaz de realizar o teste dentro das normas estabelecidas aqui em Bsb,...........
Comigo é até o "TALON"!!!!

Tudo pelo ar, sem ele não vivemos!!!
RodrigoBsb
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor a.josue » 01 Mar 2007 20:08

RodrigoBsb escreveu:O cilindro da minha arma venceu o teste , mandei ele essa semana e o cara me prometeu amanhã entregar,...

Valor da brincadeira 80,00 ( teste hidrostático +laudo de expansão + remarcação da data do teste no cilindro)

Estou em Brasilia e o teste foi feito em SP ](*,) não existe nenhuma empresa credenciada capaz de realizar o teste dentro das normas estabelecidas aqui em Bsb,...........

Então aquele cara da 207 já estava enrolando. Ele disse que ele mesmo fazia o teste hidrostático :>>:
a.josue
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Grego » 02 Mar 2007 00:11

Ai galera e isso mesmo debater para aprender, pelo que o rapaz que enche o cilindro de minha fionda me explicou qualquer casa que encha extintores e etc e "recomendado" que tenha o aparelho para fazer o teste nos cilindor que recebem e que estejam fora do prazo, e o mais importante e a remarcação da data do teste no cilindro!!!!!! No caso da galera de Basilia achei estranho pois a loja "manda todos os extintres" que necessitam e tais para Sao Paulo para fazer o teste, o preso final do protudo fica alto ai na capital do nosso pais em!!!!??? Aqui em Aracaju/SE que esta "monopolizada" pela Bahia o pessoal faz!!!!! Valeu, Ah e no caso do calor exposto o rapaz me explicou exposto ao sol intenso calor forte etc por varias hora pode ter risco, mais pode ocorrer como nao pode ocorrer, os cilindros que sao venderidos, torcados etc ficam rodando nas cidades debaixo de sol forte o dia todo encima de caminhos e tal nao explodem mais estam em risco, o risco esta em todos os lugares!!!! Quem mexe com saude sabe, em hospitais usamos para anestesia inalatoria oxigenio e um outro gas que esqueci o nome (e o mal do estudante), pois sei de caso de o anestesista esta usando esta tal gas, o povo ligar o bisturir eletrico e o paciente virar uma simples bomba BUM!!!! Ah para citar oxigenio como sempre citado no forum e super perigoso e transportado em cima de carro para hospitais e tais e nao explodem mais pode um dia ocorrer!!!!!!! Bombeiro em caso de incendio usa um nas costa e fica exposto no fogo para la e para ca!!!!!!! MA MINHA OPINIAO E COMO O RAPAZ ME EXPLICOU, SE ESTOU ERRADO ALGUEM DE UM ALO POIS ESTAMOS AQUI E PARA APRENDER COM OS ACERTO E OS ERROS MESMO!!!!!!!!!!!! Valeu
Grego
Atirador
Atirador

Mensagempor RodrigoBsb » 02 Mar 2007 10:13

A.josué, a única coisa que ele faz é a inspeção visual,........

Aqui em Brasilia temos casas que fazem teste em cilindros de extintores e sua marcação,mas quando oassunto é sobre cilindors de alta pressão, eles não são os mais indicados,.....

RodrigoBsb
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor Mariano » 02 Mar 2007 12:06

Pessoal,

O problema não é exatamente ele ficar exposto diretamente ao sol, mas que quantidade de energia térmica ele irá absorver... Ou seja, o quanto vai aumentar a temperatura do gás dentro dele...

A equação que nos descreve o que acontecerá com o cilindro quando exposto à temperaturas é a seguinte:

(P1*V1)/T1 = (P2*V2)/T2

Então temos o seguinte:

P1 = 200bar -> 2*10^7Pa (Pressão inicial)
V1 = V2 = 18l -> 18*10^-3m^3 (Volume inicial e constante do reservatório)
T1 = 20ºC -> 293.15K (Temperatura inicial)

P2 = ??? (Pressão final, após a elevação de temperatura do gás)
V2 = V1 = 18l -> 18*10^-3m^3 (Volume final e constante do reservatório)
T2 = 30ºC -> 303.15K (Temperatura final)

P2=(P1*V1*T2)/(T1*V2)

P2=(2*10^7*18*10^-3*303.15)/(293.15*18*10^-3)
P2=20.6822445847MPa = 206.82bar

Interpretanto isso: Se a temperatura do gás aumentar de 20ºC para 30ºC, irá aumentar 6.82bar na pressão do cilindro, ou seja, isso representa um aumento de 3.41% na pressão. Isso é muito pouco e não representará risco pra quem usa o cilindro. Os acidentes que eventualmente ocorrem com cilindros, não provém de aumentos de temperatura tão baixos assim. Teríamos que elevar em muito a temperatura do gás dentro do cilindro para haver um sério risco...

Espero que isso tenha ajudado à entender como funciona isso ;-)

[]'s
CBC F-22 STD Na mesa de cirurgia!!!

Ammunitions:
Rifle - Gamo Hunter - Gamo Pro Hunter - Gamo Magnum - Gamo TS-18 - Gamo Match

Developing:
Stop Pellet
Bipod
Mariano
Atirador
Atirador

Mensagempor Franco » 02 Mar 2007 13:06

Se o teste custa R$80,00 então é melhor comprar um cilindro novo q além de ter garantia já vem carregado e custa R$95,00.
Franco
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor RodrigoBsb » 02 Mar 2007 13:13

Fala Franco, no caso de cilindros para Fionda vc tem toda razão ,inclusive acho que vc conseguiu alguém para fabrica-los,parabéns pela iniciativa....

Mas o meu cilindro é para arcomprimido 300BAR ,........

Quanto a questão de exposição ao sol,acredito que um acidente somente ocorreria com um cilindro fora da validade, teste vencido e mau uso,.....
Lembrando que o cilindro é testado numapressaõ muito maior que a de trabalho, então somente um simples aumentode temperatura não seria capaz de rompe-lo.....

abrçs

RodrigoBsb
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor Franco » 02 Mar 2007 15:09

Pela importãncia do caso o melhor é tentar-mos encontrar alguém q tenha bom conhecimento nessa área e dirimir-mos a dúvida, vamos esperar quem trabalhe com isso se manifestar ou então já estou procurando a resposta, quem sabe até um bombeiro responda.
Franco
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor RodrigoBsb » 02 Mar 2007 17:53

Acabei de pegar o cilindro,..........testado para 300BAR
deformção temporária 3%,dentro dos padrões
Inspeçaõ visual tudo ok
próximo teste 2012,.........

Aproveitei pra conversar sobre esse assunto do sol, e a resposta foi impossivel!!!!!!! Segundo o técnico,as torneiras de scuba, tem um lacre de segurança que se rompe a uma determinada pressão evitando assim a explosão do mesmo,.....

Segundo ele,a amaioria dos acidentes contece acidentes devido a falha humana, cilindros sem manutençao, torneiras em polegadas instaladas em cilindros com rosca métrica e coisas do tipo,.......

Mas na boa,se dá pra deixar o cilindro na sombra pra que se arriscar,.....
Era bom mais algumas opniões de pessoas que trabalham na area,......

OBS> os caras carimbaram o cilindro e pintaram uma tinta dourada em cima, ja dau pra imaginar como ficou :>>: :>>:

RodrigoBsb
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor Franco » 02 Mar 2007 18:01

É... mas se eles trabalham com isso tinham q saber qual é a temperatura máxima q o equipamento pode ser exposto, pode haver uma situação de esquecimento ou outras do tipo.
O Alexandre Pires é mergulhador, agora ele deve estar no mar mas acho q essa resposta virá dele.
Franco
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB

Mensagempor lecimom » 02 Mar 2007 18:22

lembro que vi um site americano relacionado a explosões de cilindros de mergilho, com fotos!

e la estava scrito que na grande maioria dos casos as causas são humanas mesmo, na maior parte cilindros vencidos, inapropiados ou até mesmo com defeito de fabrica!

lembro que a maioria dos que explodiram eram luxfer...sendo os da catalina foram citados como os mais seguros...

agora vo falar...pelas fotos dos estragos, não vale a pena correr o risco, pq parecia atentado de homem-bomba em bagda!!! em uma casa destruiu toda uma sala ](*,) grande
lecimom
Atirador
Atirador

Próximo

Voltar para Gás - Geral