Artigo: Qual é a melhor arma de ar?

Outras técnicas e modalidades de tiro com armas de pressão, que não forem relacionadas com foruns acima.

Artigo: Qual é a melhor arma de ar?

Mensagempor Fred_44 » 18 Jul 2006 18:03

Esse é o segundo de uma série de artigos que estou traduzindo e publicando com autorização do Dr. Robert Beeman. Publicado na primeira edição do Blue Book of Airguns, esse artigo traz uma interessante análise das características mais desejadas em armas de pressão, e também traz comentários de qual a arma mais popular do mundo. O artigo original em inglês pode ser visto no site www.beemans.net


Qual é a melhor arma de ar?

COMO SELECIONAR SUA ARMA DE AR ADULTA
Por Robert Beeman

Eu sou sempre surpreendido ao ouvir a pergunta: "qual é a melhor arma de ar?" Ou "qual é a melhor arma de ar para mim?" A pergunta geralmente deriva de uma decisão para comprar "uma arma de pressão". Mesmo os negociantes de armas que têm decidido adicionar armas de pressão adultas à suas ofertas pedirão "quais são as melhores armas para eu ter em estoque?". O problema é, naturalmente, não há nenhuma resposta a estas perguntas, não mais do que há uma resposta à pergunta "qual a melhor arma de fogo?". Quase ninguém confunde as funções de armas de fogo como uma pistola do bolso, um rifle de caça, uma espingarda para skeet, um rifle de calibre .22" de um menino, ou um rifle de competição olímpica.

Infelizmente, muitas pessoas pensam ainda em um único papel muito limitado para uma arma de pressão. Os atiradores experientes sabem que não podem fazer tudo com um único rifle de ar, mas devem ter uma coleção deles, da mesma forma que uma coleção de armas de fogo é necessária para papéis diferentes. Os atiradores experientes podem ter dez ou vinte, ou mais, armas de pressão sem sentimento que têm sobreposição imprópria ou duplicação. A Associação Nacional Americana do Rifle (NRA) determinou que muito poucas pessoas possuem apenas uma arma (N.do T.: levando-se em conta a cultura americana de armas, não é de se estranhar a conclusão da NRA. A situação do Brasil é obviamente bastante distinta, ainda que não exitam dados sobre o assunto). É geralmente nenhuma ou várias, e eu estou certo que a mesma situação prevalecerá para armas de pressão adultas, conforme essas começam a ser melhores conhecidas. Assim, como alguém começa a decidir-se sobre quais armas de ar são melhores para sí?
O cliente potencial de armas de ar necessita considerar: quais são os usos potenciais da arma e o custo máximo. Naturalmente, é mais fácil se o atirador souber que quer somente fazer competirção internacional de tiro, somente caçar esquilos no quintal, ou somente praticar tiro de pistola indoor, e que não podem gastar acima de uma quantidade dada de dinheiro. Geralmente um retrato tão claro não emerge de uma vez.
Mesmo a pergunta de se o atirador deve começar com um rifle de ar ou uma pistola de ar pode não estar imediatamente clara. O atirador pode indicar que o que é desejado é uma pistola de ar para atirar em pestes. Entretanto, eu não acho que as pistolas modernas de ar sejam apropriadas para pestes ou para atiar em animais maiores do que pássaros muito pequenos em distâncias curtas. Assim, a escolha inicial pode ter que ser redirecionada a um rifle apropriado para campo.

Assim, para estreitar as escolhas, nós devemos ter uma idéia cada vez melhor do que a arma deverá ser usada. Muito poucos modelos de armas de ar, assim como muito poucos modelos de armas de fogo, realmente podem realizar diversos papéis bem. Um rifle de ar esporte de alta potência não é apropriado para longas sessões de tiro ao alvo. Pode ser incômodo disparar em excesso por um período sustentado e pode ser demasiado poderoso para tiro seguro e sem danos em alguns estandes. Um rifle de ar de potência média, razoavelmente leve que é apropriado para esquilos não deve ser colocado em serviço para coelhos ou corvos. Assim, quando você começa a analisar as limitações, tente ir aos poucos em cada área do tiro. Geralmente a decisão entre armas de ar esporte e de competição pode ser feita fàcilmente e então se pode decidir-se quão seriamente se quer entrar na área da competição ou que tamanho de animais ou pestes são pretendidos para um rifle esporte.

Mola – e - pistão ou PCP?

Há duas escolhas principais de sistemas de propulsão para rifles de ar para adultos: 1. Pistão-e- mola (Incluindo-se as armas com molas à gás). 2. Gás pré-carregado (PCP). Geralmente, um atirador novo deve considerar somente armas de pistão-e-mola. (veja "qual é a arma de pressão mais popular" abaixo!) Isto é parcialmente devido ao princípio familiar KISS: “Keep It Simple, Stupid” (N do T: algo como "Mantenha-o Simples, imbecil!") Uma arma de pistão-e- mola geralmente oferece melhor valor, é o mais durável, e requer menos problema, ou o custo, para carregar. As exceções a esta incluiriam as pessoas com deficiências que encontram dificuldade de armar uma carabina de pistão-e- mola e as pessoas que querem realmente um dos “similares” à armas e fogo, que operam com cilindros de dióxido de carbono.

Competições e tiro ao alvo

Para competição ou prática local de tiro ao alvo entre pessoas que variam de jovens e mulheres de pouco peso aos maiores homens adultos, um rifle razoavelmente de pouco peso de pistão-e-mola seria uma boa escolha. Particularmente bom seria um rifle com um mecanismo especialmente bom de gatilho e uma coronha de desenho confortável. Tal rifle, equipado com uma boa mira tipo dióptro (ou telescópica se permitido), pode fornecer muita recreação ou satisfação para o novo ou jovem atirador. Ao decidir-se por quanto quer gastar, note por favor que uma arma de ar de qualidade realmente boa desenvolverá um respeito pelo mecanismo e cuidados aoatirar que não seria possível com uma arma mais barata.

Sporters

Aqui se deve decidir-se que estilo de arma se prefere. E que tamanho de animais ou pestes se quer caçar. Muitos atiradores selecionarão o rifle de ar mais poderoso que puderem encontrar dentro de seu orçamento para a caça. Entretanto, a força de armar e o peso da arma não devem ser negligenciados. Um rifle de ar do tipo "magnum" que atira um chumbinho de 177"(4.5 milímetros) acima de 900 fps (275 mps) e que pesa 8.8 libras. (4 quilogramas) é uma escolha excelente para uso no campo. Entretanto, esse peso e as 35 libras. (15.9 quilogramas) de esforço para armar pode simplesmente ser demasiado para o conforto, ou mesmo a força, da pessoa envolvida. Há outros rifles de ar do tipo magnum, que não têm tanta força, mas que pode ser uma escolha muito melhor por causa de sua leveza ou reduzido esforço de armar. Uma luneta apropriada para armas de pressão é virtualmente um “must” em todo o rifle de ar de caça.

Uma carabina com peso substancial, e a construção sólida que isso representa, pode ser uma escolha muito melhor se você pretender dar à arma um uso sério e quer resistência e uma vida útil sem problemas. A facilidade de colocação do tiro e a seqüência de tiro macia são também pontos fortes para disparos de longo alcance, tiro ao alvo de campo e tiro às silhuetas, e sessões de tiro longas.

É muito agradável suplementar uma carabina de pressão magnum. Eu tenho bem mais de 1,80m de altura e peso bocado a mais de um décimo de uma tonelada, mas eu amo ir à caça com "um docinho" na forma de um belamente balanceado e leve Beeman R7, que pesa somente seis libras (aprox 3 quilos) e tem somente quarenta polegadas ( pouco mais de um metro) de comprimento. Se um potente rifle de ar curto e de manejo rápido lhe agrada, uma outra boa escolha, ou adição à sua bateria de armas de pressão, são as de cano mais curto, versões chamadas de “carabinas” dos rifles grandes de ar do tipo magnum.
Rifles razoavelmente pesados de competição, de velocidade média, não devem ser negligenciados como possíveis ferramentas de caça. Sua precisão absolutamente incrível, ruído extremamente baixo, e grande facilidade de armar podem ser uma combinação bastante mortal para a caça de esquilos, por exemplo, do que um dos rifles esporte magnum. Lembre-se que com armas de pressão, a precisão da colocação do tiro é mais importante do que a potência. A satisfação da caça com os rifles com gatilho incrivelmente leve e delicado e a exatidão quase inacreditável é fonte de tremenda satisfação.

Perseguir Pragas

Muitos compradores potenciais de armas de pressão dizem que sua finalidade principal é "perseguir pragas" (N do T : as informações aqui contidas devem ser consideradas apenas como informação pois sua legalidade depende de diversos fatores). A maioria destas pessoas são inconscientes do poder e da penetração consideráveis de que é possível de um rifle de ar moderno. Usar um rifle de ar para perseguir gatos ou cães pode produzir feridas cruéis ou morte. O uso de feltro de limpeza como projeteis seria aceitável para este papel com um rifle mas geralmente perseguir pestes deve ser restringido a pistolas de ar de velocidade baixa. Um rifle de ar com chumbinhos de ponta plana pode ser apropriado para perseguir cervos destruidores de pomar se os tiros forem feitos a uma distância considerável, mas o atirador deve experimentar primeiramente disparar em uma uva ou em uma batata, ou outro objeto inanimado, para determinar que não há virtualmente nenhuma penetração.

Pistolas

Os papéis principais para pistolas de ar são treinamento simulado de armas de fogo, plinking (N do T: tiroao alvo informal), e vários níveis de tiro ao alvo, mais algum uso em perseguir e em eliminar pestes. Para o treinamento em simulação de armas de fogo, uma das mais melhores escolhas é uma pistola com um pistão de ação traseiro. O sentido do recuo e a ação de tal pistola simulam melhor aquele de uma arma de fogo do que aquelas com pistão para frente.

A sofisticação e o custo de pistolas de ar para o uso de tiro ao alvo dependem inteiramente de seu orçamento, seriedade no uso, e quanta ênfase você coloca no orgulho da posse e na estéticas do mecanismo e projeto. Uma pistola de ar boa de médio preço poderia ser inteiramente adequada aqui, mas há um número surpreendente de atiradores que usam as melhores pistolas do ar de competição do mundo para nada mas do que plinking, simplesmente porque gostam e apreciam o mecanismo e o projeto finos destas armas.

Em outra parte neste livro (N do T este artigo foi extraído do Blue Book of Airguns, primeira edição) , Dennis Adler fez uma discussão excelente das novas pistolas de ar replicas de armas de fogo (N do T: simulacros são restritos no Brasil) que são agora uma parte importante do mercado de armas de ar adultas. Se por um lado estas armas são muito atraentes e podem trazer muito divertimento, duas coisas devem ser lembradas: 1. Nenhuma delas é tão precisa quanto uma pistola de ar de tiro ao alvo mesmo que de preço somente moderado. 2. Tais armas não devem nunca ser considerados para o uso de auto –defesa. Alguns compradores potenciais acham que vão "apenas assustar" um assaltante em potencial. O que tal arma realmente pode fazer em uma situação violenta é que você pode atrair, ou o precipitar, tiros de armas reais sem os meios para retornar o fogo e se defender de verdade. Ou você tem uma arma de fogo real, e aprende como e quando usá-la na sua auto-defesa, e esteja disposto usá-la decisivamente, ou não mostre qualquer coisa que se pareça como uma arma de fogo!

Seleção Do Calibre

Assim como com na seleção da arma, a pergunta feita frequentemente é: "qual é o melhor calibre de armas de pressão?" Um indício à resposta apropriada pode ser obtido perguntando: "qual é o melhor calibre de armas de fogo?" A resposta a ambas as perguntas é que não há nenhum calibre melhor. Embora o diâmetro dos canos nas armas de pressão varie aproximadamente do caliber 12"(3 milímetros) a até várias polegadas, hoje quatro calibers principais perfazem mais de 99% das armas comercialmente disponíveis: 177", (4.5 milímetros), 20" (5.0 milímetros), 22"(5.5 milímetros) e 25" (6.35 milímetros) (N do T: no Brasil, são liberados para uso calibres até 6mm).

A escolha do calibre depende, assim como nas armas de fogo , do uso a que a arma será submetida, na preferência pessoal do atirador, nos custos da munição, na disponibilidade, em limitações legais, e em diversos outros fatores. Um atirador bem equipado não poderia se satisfazer com apenas um caliber mais do que um entusiasta de armas de fogo poderia com apenas um calibre.

Minha melhor recomendação para o calibre de rifle de ar é geralmente o calibre 20 (5 milímetros). A trajetoria é quase tão tensa quanto o .177, mas tem uma eficiência muito maior do mesmo mecanismo. Isto, e os chumbinhos mais pesados e com área frontal maior, significam impacto muito melhor. Entretanto, se só a energia fosse o que interessa, nós todos escolheríamos simplesmente o calibre 22 ou o 25. Por mais úteis que esses calibres sejam para determinadas finalidades, eu certamente não sinto que seriam as melhores recomendações para um atirador que esteja planejando comprar seu primeiro rifle de ar adulto. Uma combinação ideal para o uso de campo seria um rifle calibre 20 e um rifle calibre 25. Eu recomendaria o caliber 177 somente para as pistolas de ar e para tiro ao alvo oficial especificam esse calibre.

Interesse e orgulho da posse

Não se preocupe se você desejar comprar uma dada arma de pressão só porque você gosta dela. A maioria das armas de fogo que descansam nos armários do doe muitos atiradores é comprada apenas por esta razão. Como descrito acima, os atiradores que apreciam mecanismos finos podem apenas fazer tiro informal com uma pistola de ar de competição. Outros sonham em apenas "imaginar" dar um tiro de um dos super rifles de ar de competição que tem um peso do gatilho não muito mais pesada do que um fio de cabelo. Muitas armas de pressão soberbas são compradas apenas por causa do interesse que geraram no comprador ou no orgulho da posse que produzem.

Estude os catálogos

É impossível fazer uma apresentação completa em como selecionar suas arma de ar em um artigo tão curto. Os dois líderes no campo das armas de pressão adultas nos ESTADOS UNIDOS são a Beeman Airguns e Dynamit-Nobel (RWS). Estude seus Web sites, e em especial seus catálogos impressos. Há agora uma dúzia de outros fornecedores, e mais companhias estão entrando nesse campo a cada ano. Uma lista muito melhor de fabricantes de armas de ar pode ser encontrada na publicação Airgun Revues (veja o artigo Rare Air na 1a edição do Blue Book of Airguns.) .Note que embora haja um número de armeiros e de negociantes realmente excelentes, também figuram definitivamente algumas "companhias" quem não têm quase nenhuma substância real. Podem parecer muito mais significativas, nas propagandas impressas e na Internet, do que são realmente. O barulho e a natureza dogmatica dos conselhos e das opiniões são freqüentemente inversamente proporcionais à competencia e ao status real dos indivíduos envolvidos. Um boa dica: você pode estar razoavelmente certo de que você está tratando com um operador pobre se este tentar denegrir outras pessoas, ou companhias, para fazer-se, ou sua operação, parecer maiores ou mais importantes.
Nunca houve uma época melhor para entrar no interessante mundo das armas de pressão adultas. Nunca antes houve uma seleção tão maravilhosa de modelos excelentes. O tiro com armas de ar adultas é o mais novo dos esportes do tiro, mas está certamente crescendo. Bem vindo a este campo delicioso!

QUAL É A ARMA DE PRESSÃO ADULTA O MAIS POPULAR DO MUNDO??

Às vezes é muito duro para aqueles que estão atualmente envolvidos profundamente com armas de pressão adultas acreditar, muito menos compreender, que a arma de mola-e-pistão é de longe o design mais popular de armas de pressão nos Estados Unidos, e certamente, no mundo. As revistas que eles lêem, seus contatos de WWW’s e forums da internet, os membros de seus grupos de tiro, as equipes de competição de armas de ar, etc.. - todos podem expôr os benefícios das várias pneumaticas e as armas de CO2 e possivelmente muitos, talvez até mesmo a maioria, de seus associados estarão usando tais armas.
Estima-se que nos Estados Unidos, Beeman, Dynamit Nobel (RWS, etc.), e Compasseco vendem aproximadamente 80 a 90% de todos as armas de ar importadas adultas vendidos nos EUA. Aproximadamente 85% de suas vendas são armas de pistão-e-mola. Para demonstrar o status relativo de vários tipos de arma de pressão adultas nos Estados Unidos, vá dar uma volta pelas lojas (Wal-Mart, lojas de armas locais, etc..) que vendem a maioria das armas de ar em uma dada área. Conforme você examina o inventário empilhado nas prateleiras, você verá que a maioria das armas são Daisys, Crosmans, Marksmans, etc.. - inclinado mais pesadamente às vendas para jovens. Quase certamente, quase todos, senão todos, os modelos importados de armas adultas serão do tipo mola-e-pistão, na maior parte de armar pelo cano. Eu fiz isso no começo de 2002 e encontrei 123 armas de pressão à venda; somente um não era um modelo de pistão-e-mola! "Todas" aquelas firmas tão faladas de encomenda pelo correio somam menos de 10% do mercado americano total de armas de pressão adultas, e enquanto sua fatia do bolo nacional
é relativamente estreita e possa conter uma parcela muito mais elevada de "non-springers” importados (até 40% entre aqueles examinados em junho 2002) do que a média nacional, uma parcela grande de suas vendas agregadas são compostas de armas de ar de mola-e-pistão dos três grandes acima.

Aqueles outros estilos de armas de pressão têm certamente seu lugar e muitas são verdadeiramente grandes armas. Alguns deles podem mesmo ser o projeto avançado das armas de ar adultas do futuro. Mas, agora, a arma de ar mais comum, fácil de usar e simples de mola-e- pistão é , no mínimo, o sistema mais popular no mundo das armas de pressão. A maioria grande dos compradores destas armas nunca se junta a um grupo de atiradores, nunca participa de uma competição, nunca entra em um forum de armas de pressão, e nunca lê nenhuma publicação de tiro, muito menos qualquer publicação de armas de ar. Para os atiradores mais "hardcore” eles podem ser invisíveis, mas eles SÃO o mercado PRINCIPAL!

"Então, que armas de ar você recomenda agora, Dr. Beeman?"

Agora que nós não temos nenhum laço ou obrigação à Beeman Precision Airguns (N do T: o Dr. Robert Beeman vendeu a Beeman Precision Airguns em 1993) as pessoas me fazem essa pergunta! Assim, para evitar algum problema (nós não podemos manter uma linha de bate-papo com atiradores - nós somos demasiado ocupados com a escrita de livros, etc.)., estão aqui meus comentários "sem compromisso": Todos as armas feitas por alemães e ingleses vendidos pela Beeman são muito bons, mas a jóia da coroa de seus rifles esporte é AINDA o Beeman R1 no caliber 20 ou 25, preferivelmente ambos! Um de meus favoritos pessoais sempre foi o acessível e pequeno Beeman R7, que parece ter quase um status “cult” entre aqueles que realmente conhecem armas de pressão. A produção atual é excelente, mas se você puder encontrar um R7 com nosso endereço de fábrica de San Rafael ou de Santa Rosa carimbada no receptáculo - você tem um prêmio especial. Para suplementar o seu Beeman R1 e R7 com potência elevada, compre o Cow Magnum da Beeman no caliber 25. Em pistolas de ar esporte, as pistolas P1 e P2 da Beeman não têm realmente nenhum igual! Certo, estes modelos podem custar cem ou duzentos dólares a mais do que uma arma esporte de especificações iguais - mas se você pudesse comprar um Mercedes, que possa ir 200 Km / hora, por somente duzentos dólares a mais do que um Ford que possa também ir 200 Km/hora, e você soubesse que o Mercedes estaria com você pelo resto de sua vida - qual você decidiria que você poderia "pagar"? Com armas de pressão, virtualmente todos podem ter recursos para comprar o melhor.

Se eu estivesse comprando uma arma de competição hoje, e eu não estiver indo competir em competição internacional (e a maioria de nossos clientes de FWB quis apenas o rifle mais fino disponível para o divertimento e a apreciação informal), eu procuraria o rifle modelo 300S ( já fora de produção ) da Beeman/Feinwerkbau e a pistola de ar modelo 65. É tal prazer para a maioria dos atiradores não ter que lidar com ar comprimido ou CO2! O 300S e o 65 dar-lhe-ão diversas vidas de prazer, apenas "cantando" os tiros com precisão e exatidão verdadeiramente surpreendentes. Mande ser reconstruído pela Beemans cada milhão de tiros! Se você não puder encontrar um daqueles, arranje um rifle Beeman/FWB 603 e uma pistola 103. (a propósito - como muitos aitradores, eu uso frequentemente um rifle de competição para a caça, plinking mesmo!) Aprecie!

Qual é melhor calibre? A resposta é simples: não há nenhum calibre melhor, mas o assunto será discutido para sempre. A escolha típica está entre o 177 e o calibre 22. Francamente, as décadas de experiência conduziram-me a acreditar que há pouca finalidade para o caliber 177, à exceção do tiro ao alvo formal, que é tradicionalmente limitado a esse diâmetro e onde efeito da trajetoria e do vento não tem nenhum significado, e pistolas de ar. Para armas de qualquer potência significativa, eu selecionaria sempre o calibre 22 sobre o 177, mas eu acredito fortemente que o caliber 20 (5mm) é uma escolha muito melhor do que qualquer um. Se você quisesse realmente mais diâmetro e peso do projetil, tente muito duramente esquecer simplesmente o caliber 22 e vá para o calibre muito superior que é o 25 - mas eu recomendaria sempre o calibre 25 como um adicional a um rifle no caliber 20, não como um substituto. Quando nós vendemos o negócio da Beeman em 1993, o calibre 20 tinha acabado de se tornar nosso best-seller e as vendas do calibre 25 superava o do 22 por dez a um! (a ênfase nestes calibers não foi forçada pelos novos proprietários, assim o volume das vendas reverteu ao 177, que é o único calibre compreendido, ou pedido , por representantes de vendas completamente desconhecedores e pelas lojas de departamentos! Agora é a hora de bons atiradores realmente informarem os fabricantes e os vendedores que você quer algo mais do que a “dupla-não-muito-dinâmica” de calibres 177 e 22! Fale mais e mais alto!). Tom Holzel, que pode bem ser o principal perito do mundo na caça com armas de pressão, é um divulgador muito forte do calibre 25. A experiência tremenda no campo, especialmente caça do corvo, tem mostrado que o tamanho da área vital aumenta significativamente com o calibre, o que significa que você pode ser mais menos preciso e ainda assim assegurar uma morte limpa. Praticamente, isto significa que você pode disparar em uma distãncia maior grande com os calibres maiores. Entretanto, você necessita de um rifle que tenha ao menos 20 ft. libras de energia inicial para fazer uso realmente da vantagem do caliber 25. Assim sendo, o vencedor absoluto na retenção de energia e a eficiência balística é calibre 25". Em armas como o Crow Magnum da Beeman e o RX-2, e em muitos outros, demonstra ser também como o mais preciso dos quatro calibres.

Então, depois que, e SOMENTE após, você tem ter bastante da experiência com os excelentes calibres 20 e 25, você merece adicionar alguns dos diâmetros realmente grandes das armas de pressão: 9 milímetros (calibre 38), 44, etc. à sua bateria crescente de armas de pressão.

Se em seguida tendo alguns springers de superior qualidade, você decida adicionar um rifle de PCP: como se sabe, meu interesse principal em rifles de PCP é centrado agora no PCP carregado por Lewis e por Clark em sua expedição de 1803-06 que foi a chave para o Oeste ser parte dos EUA. (veja o rifle do ar de Lewis - evidência nova neste Web site). A maioria das armas de PCP que eu compro têm aproximadamente 200 anos! Se eu comprasse um PCP atual qualquer eu começaria com o novo Weihrauch 100 PCP de repetição da Beeman Airguns (www.Beeman.com), mas mais provavelmente, eu começaria os pagamentos em um dos incríveis, rifles de PCP mostrados em http://www.glbarnes.com/catalog.html . . Sua melhor aposta seria comprar agora o rifle da HW PCP e começar pagamentos em um daqueles PCP's de Gary Barnes a ser entregue quando você terá aproximadamente dois ou mais anos de experiência com PCP e apreciará realmente as etapas incrivelmente sábias que você passou! A arma da HW é um bom passo acima em qualidade dos melhores rifles da RWS (o Chevys do comércio) e o rifle de Barnes um pulo significativo acima. (nós não temos NENHUMA conexão com nenhuma destas companhias, exceto por acumular “brownie points” – assim, por favor, mencione que eu o enviei!)
Fred

Gamo 440 Hunter 5,5mm c/BSA 4-16X40
Gamo Expo 26 4,5mm c/ Combat 3-9X32
Fred_44
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 85
Registrado em: 27 Abr 2006 12:48
Localização: Jaguariúna - SP

Mensagempor Duende Paladino » 18 Jul 2006 19:01

Nossa ele falou tudo aqui cara!

A maioria grande dos compradores destas armas nunca se junta a um grupo de atiradores, nunca participa de uma competição, nunca entra em um forum de armas de pressão, e nunca lê nenhuma publicação de tiro, muito menos qualquer publicação de armas de ar. Para os atiradores mais "hardcore” eles podem ser invisíveis, mas eles SÃO o mercado PRINCIPAL!



E aqui, podemos adaptar a nossa realidade

Agora é a hora de bons atiradores realmente informarem os fabricantes e os vendedores que você quer algo mais do que a “dupla-não-muito-dinâmica” de calibres 177 e 22! Fale mais e mais alto!).



Podemos e estamos falando mais alto que precisamos de armas com menos vibração, mais precisão, mais acabamento e por ai vai.
Imagem
Avatar do usuário
Duende Paladino
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2314
Registrado em: 01 Set 2005 19:21
Localização: Dourados MS

Mensagempor Fred_44 » 19 Jul 2006 10:58

Duende,

Eu acho que no Brasil caberia muito bem uma Rossi, por exemplo, lançar uma arma pneumática de calibre .20, ou 5mm, que nem precisava ser uma PCP, mas uma pneumática tipo "single stroke".
Fred

Gamo 440 Hunter 5,5mm c/BSA 4-16X40
Gamo Expo 26 4,5mm c/ Combat 3-9X32
Fred_44
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 85
Registrado em: 27 Abr 2006 12:48
Localização: Jaguariúna - SP

Mensagempor Duende Paladino » 19 Jul 2006 15:25

Desculpe, single Stroke seria igual arma pump?

Po por falar em Rossi, essa vai ser a minha proxima arma.
Imagem
Avatar do usuário
Duende Paladino
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2314
Registrado em: 01 Set 2005 19:21
Localização: Dourados MS

Mensagempor Fred_44 » 19 Jul 2006 16:35

É isso mesmo. Igual àquelas pumps da Crosman e da Daisy, só que com uma única "bombada" você já chega na pressão necessária para um tiro.
Fred

Gamo 440 Hunter 5,5mm c/BSA 4-16X40
Gamo Expo 26 4,5mm c/ Combat 3-9X32
Fred_44
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 85
Registrado em: 27 Abr 2006 12:48
Localização: Jaguariúna - SP

Mensagempor jones » 19 Jul 2006 19:00

Fred_44 escreveu:É isso mesmo. Igual àquelas pumps da Crosman e da Daisy, só que com uma única "bombada" você já chega na pressão necessária para um tiro.


Isso existe mesmo? Deve ser ótimo porque vou te falar, ficar bombando 10x pra dar 1 tiro é uma enxeção de saco sem fim!!! Huehuehuehue!!!!
Avatar do usuário
jones
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB
 
Mensagens: 2544
Registrado em: 15 Abr 2006 15:05
Localização: Minas Gerais

Mensagempor FreD » 19 Jul 2006 19:17

Outro artigo muito bom
Parabens ao meu xara por trazer isso pra gente!

Acho dificil sair um calibre desses por aqui, ja que em alguns lugares é dificil até achar chumbo .22, e outra que como o .25 é proibido aqui acho que a melhor dupla pra nós seria o .177 e .22 mesmo.
A não ser que fosse lançado um .232 que fica no limite de 6mm

Mas que seria ótimo poder escolher seria!
FreD
ROSSI 4,5 04/81 + mola da Urko
CBC STD 4,5 GR-SID + Bucha FL+ NikkoStirling
BAM 50 5,5 + Hand Pump FX + Tasco Varmit
Avatar do usuário
FreD
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 1064
Registrado em: 20 Abr 2006 02:04
Localização: Sorocaba-SP

Mensagempor Duende Paladino » 19 Jul 2006 19:53

hauhauhauhahua,

mas o .20 ia ser ótimo por aqui.
Imagem
Avatar do usuário
Duende Paladino
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2314
Registrado em: 01 Set 2005 19:21
Localização: Dourados MS

Mensagempor FreD » 20 Jul 2006 01:12

o .20 deve ser bem no meio entre o .177 e o .22
Possibilidade de maiores potencias e mesmo assim sem muita barriga, tiros com altas velocidades, ou como no artigo uma trajetória tensa.
FreD
ROSSI 4,5 04/81 + mola da Urko
CBC STD 4,5 GR-SID + Bucha FL+ NikkoStirling
BAM 50 5,5 + Hand Pump FX + Tasco Varmit
Avatar do usuário
FreD
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 1064
Registrado em: 20 Abr 2006 02:04
Localização: Sorocaba-SP

Mensagempor Fred_44 » 20 Jul 2006 12:13

Jones,

Armas olímpicas normalmente são de CO2 ou pneumáticas "single stroke". Essas últimas são preferidas pelos atiradores por evitar muito esforço ao armar e assim, evitar que seus batimentos cardíacos se alterem afetando sua perfomance no tiro. Quando se está competindo numa olimpíada, até isso pode ser a diferença entre ganhar ou perder uma medalha.

Quanto ao calibre .20, sinceramente vou dar a minha opinião: eu acho que não há nada nele que o .22 não faça melhor, exceto talvez por uma trajetória mais tensa, como bem falou o FreD. Se você olhar os catálogos com cuidado, verá que as melhores armas de calibre .20 são bastante leves, o que as torna mais agradáveis do que as "pesadas" .22 magnum de mola e pistão. Em especial as Benjamin Sheridan, pneumáticas de mútiplas bombadas, são bastante leves e atiram com razoável potência quando em calibre .20.

Para o nosso mercado, eu acho que seria uma boa, pois traria mais uma opção e dentro do limite legal estabelecido. É só uma questão de um fabricante escolher promover esse calibre.
Fred

Gamo 440 Hunter 5,5mm c/BSA 4-16X40
Gamo Expo 26 4,5mm c/ Combat 3-9X32
Fred_44
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 85
Registrado em: 27 Abr 2006 12:48
Localização: Jaguariúna - SP

olimpicas

Mensagempor linho » 22 Jul 2006 17:13

Hoje nao estao mais usando Co2 em provas olimpicas, e pneumática tambem nao, principlamente pelo esforços e toda vez que vai arma-la voce sai da posicao. Na minha opiniao, arma é muito pessoal. tem gente que vai achar uma Rossi break barrel excelente para o que precisa, e outro vão achar que TEM DE SER uma Anschutz ultimo tipo pra fazer o que ele precisa.
O artigo acima é otimo, pois explica que cada arma tem seu uso. nao adianta sair caçar com uma Anschutz (voce não perde um tiro, mas ou voce traz a arma de volta, ou a caça!)
Colecionador de armas registrado no exército Compra e venda de equipamentos de tiro olímpico (carabinas e pistola).
linho
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 212
Registrado em: 23 Jan 2006 22:29
Localização: Ponta Grossa, PR

Mensagempor jones » 22 Jul 2006 19:08

As .20 não fazem muito sucesso lá fora não... prova disso é a quantidade de modelos a venda de .20 em comparação com as .22 e .177. Na Pyramydair existem 10 modelos de rifles .20 contra 78 .22 e 159 .177.
Avatar do usuário
jones
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB
 
Mensagens: 2544
Registrado em: 15 Abr 2006 15:05
Localização: Minas Gerais

Mensagempor FreD » 23 Jul 2006 02:42

O Jones tem que ver que quem compra muitas vezes não sabe oque está comprando...
FreD
ROSSI 4,5 04/81 + mola da Urko
CBC STD 4,5 GR-SID + Bucha FL+ NikkoStirling
BAM 50 5,5 + Hand Pump FX + Tasco Varmit
Avatar do usuário
FreD
Atirador
Atirador
 
Mensagens: 1064
Registrado em: 20 Abr 2006 02:04
Localização: Sorocaba-SP

Mensagempor Duende Paladino » 23 Jul 2006 03:51

É o que o Beeman falou... os lojistas(geralmente não sabem m nenhuma do que fazem, inda mais lá com um mercado enorme) pedem o 4,5 , sem dúvida nenhuma o cal mais famoso de armas de ar. E os fabricantes pós Beeman vendem o que eles pedem. não estão preocupados com a parcela entendida do assunto.
Imagem
Avatar do usuário
Duende Paladino
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2314
Registrado em: 01 Set 2005 19:21
Localização: Dourados MS

Mensagempor jones » 23 Jul 2006 21:16

Acho que não é somente isso. Penso que o melhor calibre pra tiro ao alvo ou field target seja mesmo o .177, já o melhor calibre pra caça é o .22. Portanto o .20 é deixado de lado (digamos assim) pois não é idel nem pra uma modalidade e nem pra outra.
Avatar do usuário
jones
*Moderador - MVB
*Moderador - MVB
 
Mensagens: 2544
Registrado em: 15 Abr 2006 15:05
Localização: Minas Gerais

Próximo

Voltar para Outras Técnicas e Modalidades

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes