HATSAN 155: bucha de nylon, PU ou teflon ?

Modificações e aprimoramentos de carabinas de pressão.

HATSAN 155: bucha de nylon, PU ou teflon ?

Mensagempor Anivalte » 16 Out 2010 17:37

Pessoal
Fico feliz ao ler mensagens de outros usuários que conseguiram domar as Hatsan.
Mas não tenho conseguido resolver o problema da bucha da minha HT155.
Quando troquei a mola original por um gas ram de 75kg experimentei montar o gas ram das duas formas possíveis: haste do gas ram dentro do pistão e cilindro do gas ram dentro do pistão. A potência é nitidamente superior quando o cilindro do gas ram é instalado dentro do pistão da carabina. Estava satisfeito com a modificação. O problema é que após uns 50 tiros a carabina começou a perder pressão. Achei que o problema fosse a bucha original de fábrica, acho que de nylon ( não compatível com a força do gas ram ?!?!? ). Comprei então uma nova de PU da Alterama e usei aquela graxa especial que eles vendem para lubrificação. Novamente os primeiros 50 tiros foram sensacionais. E a novela se repetiu. A carabina começou a perder pressão e os tiros perderam velocidade. Alguns amigos recomendaram que eu deveria inverter a posição do gas ram para reduzir o peso do conjunto pistão+gas ram. Mas fazendo isto vou definitivamente abrir mão da maior potência de tiro. Alguém conhece outro tipo de bucha mais resistente, como teflon ?!?!? Alguém já passou por uma situação como esta ? Alguma idéia ou sugestão ? Receio trocar novamente a bucha e passar por tudo de novo daqui a outros 50 tiros ...
Abraço a todos.
Hatsan 155 5.5
Anivalte
Novato
Novato

Re: HATSAN 155: bucha de nylon, PU ou teflon ?

Mensagempor papaleguas » 16 Out 2010 18:52

Anivalte escreveu:Pessoal
Estava satisfeito com a modificação. O problema é que após uns 50 tiros a carabina começou a perder pressão. Achei que o problema fosse a bucha original de fábrica, acho que de nylon ( não compatível com a força do gas ram ?!?!? ). Comprei então uma nova de PU da Alterama e usei aquela graxa especial que eles vendem para lubrificação. Novamente os primeiros 50 tiros foram sensacionais. E a novela se repetiu. A carabina começou a perder pressão e os tiros perderam velocidade.
Alguém conhece outro tipo de bucha mais resistente, como teflon ?!?!? Alguém já passou por uma situação como esta ? Alguma idéia ou sugestão ? Receio trocar novamente a bucha e passar por tudo de novo daqui a outros 50 tiros ...
Abraço a todos.

Observe as buchas que vc retirou da carabina.

1) Elas possuem deformações nas bordas, algo semelhante a um derretimento?
Neste caso o excesso de potência, gerada pelo gasram, está consumindo
a bucha. Só mesmo uma de Teflon pra aguentar a temperatura.

2) As bordas estão boas, mas parecem ter riscos ou sulcos?
Se sim, a câmara deve estar riscada e precisa ser polida para melhorar
a vedação e aumentar a vida útil da bucha.

3) Já trocou os o'rings de vedação do cano, aqueles que selam o ferrolho
quando ele está na posição de disparo?
O ar pode estar escapando por eles quando o pistão chega próximo ao
final do curso e aí a potência cai mesmo, sem choro.
Todo poder exige uma grande responsabilidade.
papaleguas
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Wilian Marangoni » 16 Out 2010 20:27

será que os 50 primeiros disparos nao ficam mais fortes porcausa do efeito diesel e depois normaliza?, mesmo usando oleos especiais ele ainda dá um diesel
Duas mão trabalhando fazem mais que mil em oração
Hatsan 80 4.5mm+ Nikito Estilingue AO 4x32mm
Hatsan torpedo 155 5.5mm
Wilian Marangoni
Atirador
Atirador

Mensagempor Cristiano Manfredi » 17 Out 2010 00:54

Amigo :-k ,

O que o papaleguas falou parece ser é o mapa da mina ](*,) ](*,) , veja estas variáveis que a solução ele já falou.
O jroberto fabrica um pistão aliviado com bucha de teflon, veja na segunda página do compra e venda, caso queira amançar a fera.
A minha Hatasn 155 com gas de 75kg segundo a alterama esta com velocidade de 325m/s e já dei uns 1700 tiros mais mesmo assim comprei um pistaõ aliviado com bucha de teflon que vou mandar instalar com gas ram de 88kg e ver se consigo melhor aceleração com menor perda de energia e menor impacto no final da câmara e uma perda despresível de pôtencia, quem sabe consigo uma boa resultante de forças.

Boa sorte [-o< [-o< [-o< ,

Cristiano Manfredi
Hatsam 125 GR 75kg, gatilho amaciado e bucha original .
Hatsam 155 GR 75kg em breve pistão aliviado com bucha teflon e GR88kg.
Cristiano Manfredi
Atirador
Atirador

Mensagempor Anivalte » 17 Out 2010 01:21

Pessoal,
Acho que o Papaleguas tem razão.
Começando de trás para frente nas possíveis causas da falha da bucha apontadas por ele:
3. oring de vedação foi trocado juntamente com a bucha ... como não dei mais do que 50 tiros com a bucha nova vou descartar a possibilidade de vazamento pelo oring.
2. quando troquei a bucha tomei o cuidado de verificar o polimento da câmara. Um espelho, sem riscos. Então vou descartar também a possibilidade de ter danificado a bucha devido imperfeições no polimento da câmara.
1. as bordas das buchas danificadas ficaram escurecidas, como se tivessem sido submetidas a temperatura elevada. Mas tomei todo o cuidado ao substituir a bucha. Limpei a câmara com solvente, sequei com jato de ar comprimido e passei uma flanela limpa e seca no final. Tenho certeza que não havia óleo nem graxa que pudesse causar efeito diesel.
Só me resta concluir que ao montar o gas ram com o cilindro de gás dentro do pistão da carabina acabei aumentando muito o peso do pistão e consequentemente forçando muito a bucha.
Só me restam duas escolhas:
1. tentar uma bucha de teflon ( vai resistir a pressão, vai resistir a temperatura, preciso mandar fazer sob encomenda, onde posso comprar ?????? )
2. inverter o gas ram colocando a haste dentro do pistão ( aparentemente como todos fazem ) e aceitar uma menor pressão de disparo.
Hatsan 155 5.5
Anivalte
Novato
Novato

Mensagempor papaleguas » 17 Out 2010 15:56

Anivalte escreveu:Só me restam duas escolhas:
1. tentar uma bucha de teflon ( vai resistir a pressão, vai resistir a temperatura, preciso mandar fazer sob encomenda, onde posso comprar ?????? )
2. inverter o gas ram colocando a haste dentro do pistão ( aparentemente como todos fazem ) e aceitar uma menor pressão de disparo.

1) Se o Teflon não resistir então sua HT155 é quase uma arma de fogo :---)
A bucha de Teflon não existe para vender, tem que ser feita por encomenda,
por um torneiro mecânico habilidoso.
2) Eu sempre instalo a haste do gasram para dentro do pistão, para reduzir
o recuo e conseguir uma boa potência. Alguns m/s a menos não fazem falta
se a carabina estiver com um tiro preciso e confortável.
papaleguas
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor J.Roberto » 26 Out 2010 11:57

papaleguas escreveu:
Anivalte escreveu:Só me restam duas escolhas:

1) Se o Teflon não resistir então sua HT155 é quase uma arma de fogo :---)
A bucha de Teflon não existe para vender, tem que ser feita por encomenda,
por um torneiro mecânico habilidoso.
2) Eu sempre instalo a haste do gasram para dentro do pistão, para reduzir
o recuo e conseguir uma boa potência. Alguns m/s a menos não fazem falta
se a carabina estiver com um tiro preciso e confortável.

Oi pessoal ...alguns detalhes sobre o assunto
Li algumas mensagens postas por voces e vejo que vc deve considerar a possibilidade de vc estar usando uma pressão acima da aguentadas pelas buchas padroes da Hatsan pelo simples fato da sua engenharia de construção, ou seja elas são abertas tipo um anel e o ar em determinado momento escapa pelas partes interiores antes .....e ai o tiro fica fraco sem sinais na bucha visivel(talvez)......para isso compare com as buchas de armas de qualidade indiscutivel com a Slavia HW97 e outras e as da Hatsan e CBC originais veja as Fotos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
....Eu so faço e uso buchas fechadas PARA NÃO TER ESTA DUVIDA.....E a fabrica e oficinas usam buchas abertas por uma questão economia ao usinar, pois a usinagem se faz no torno em um lado só enquanto que a bucha fechada é obrigado a fazer e CENTRAR NO TORNO NOS DOIS LADOS
J.Roberto
Atirador
Atirador

Mensagempor gustavo alexandre » 28 Out 2010 19:16

J. roberto, acho que tu tens razão..tenho uma 125 e o barulho de choque ferro com ferro no disparo está muito intenso, como se a bucha estivesse vazando...mas no teste "soprar ar pela boca do cano" ela se mostra ok...acho que essas buchas vazadas deixam sim escapar ar no pico de pressão...
gustavo alexandre
Atirador
Atirador

Mensagempor papaleguas » 28 Out 2010 20:56

gustavo alexandre escreveu:...mas no teste "soprar ar pela boca do cano" ela se mostra ok...acho que essas buchas vazadas deixam sim escapar ar no pico de pressão...

Esse teste de soprar ra pela boca do cano só funciona se vc usar um
compressor com pressões da ordem de 1500 psi ou mais, com um sistema
de engate com vedação muito eficiente.
Se vc soprou ar com a boca, esquece: isso não serve nem pra testar vedação
com o'ring.
papaleguas
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Rafa125 » 02 Nov 2010 02:00

Anivalte

segue ai minha sugestão se vc quiser que sua carabina de mola ou gas ram vire uma pcp

http://img145.imageshack.us/gal.php?g=dsc00195nad.jpg
bucha fechada

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=31094
pistao aliviado

[-o<
HT 125 Gas 5,5
AT44-10 5,5
Rafa125
Atirador
Atirador

Re: HATSAN 155: bucha de nylon, PU ou teflon ?

Mensagempor Marcos Villa » 02 Nov 2010 02:19

Anivalte escreveu:Pessoal
experimentei montar o gas ram das duas formas possíveis: haste do gas ram dentro do pistão e cilindro do gas ram dentro do pistão. A potência é nitidamente superior quando o cilindro do gas ram é instalado dentro do pistão da carabina.

Essa que vc acha potencia superior è so pancada devida a maior peso do pistao. #-o
Para saber se è mais potente tem que usar um cronografo...
Desculpe o meu Português, sou Brasileiro adotado :)

Hw90 Hw97k Hw95
Marcos Villa
Atirador
Atirador

Mensagempor Wilian Marangoni » 02 Nov 2010 11:51

quando instalei o gas ram nao consegui retirar o pistao, mas fiz um teste pra saber se a bucha veda bem, coloquei o dedo na onde sai o ar pro cano e movimentei o pistao nos 2 sentidos, resultado ele suga só um pouco quando puxo, e quase nao faz pressão quando empuro, estranhei isso pois na minha ht 80 o pistao sobe sozinho quando puxo, nao vaza nada de ar, e só uma observação: esse pistao é muito pesado
Duas mão trabalhando fazem mais que mil em oração
Hatsan 80 4.5mm+ Nikito Estilingue AO 4x32mm
Hatsan torpedo 155 5.5mm
Wilian Marangoni
Atirador
Atirador

Mensagempor Anivalte » 02 Nov 2010 20:28

Caro Marcos Villa,
Obrigado pelo seu conselho. Na primeira oportunidade usarei um cronógrafo para medir a velocidade do disparo.
Acontece que, quando digo que a potência da arma é nitidamente superior, é porque tenho evidências.
Atirei diversas vezes com a arma a mesma distância, antes e depois da modificação, utilizando o mesmo chumbo, e obtive sistematicamente maior penetração quando o cilindro de gás do gas ram foi instalado dentro do pistão da carabina.
Mas esta foi minha experiência, com uma HT modelo 155, o que não significa que seja uma regra para todas as carabinas.
Hatsan 155 5.5
Anivalte
Novato
Novato

Mensagempor Anivalte » 02 Nov 2010 20:36

Rafa,
Antes de mais nada parabéns pela modificação engenhosa no pistão da sua HT.
Fiquei realmente tentado a fazer o mesmo na minha mas ainda não encontrei coragem para colocar o pistão numa fresa.
Mas me aguarde ... será sem dúvida minha próxima modificação !!!

Sobre a bucha fechada, fiquei na dúvida sobre o material usado.
Não parece teflon nem PU. De que material é a bucha da foto ?
Você mandou fazer a bucha sob encomenda ?
Onde posso comprar uma igual para minha HT 155 ?
O J.Roberto esta vendendo buchas de teflon feitas sob encomenda mas ainda não li qualquer comentário de outros usuários sobre a performance destas buchas.

Abraço.
Hatsan 155 5.5
Anivalte
Novato
Novato

Mensagempor Rafa125 » 03 Nov 2010 00:54

Anivalte Blz!!! A bucha é de PU, se eu não me engano PU tem de varias cores, Foi feita na tornearia com a minha supervisão por que não e uma coisa que da para mandar fazer, e buscar noutro dia. Em relação a bucha de teflon acho que vai do gosto de cada um, eu gosto de PU por que é mais macio reduz mais o impacto do que teflon e se eu não estou enganado teflon = a original.

::PDTzzz2::
HT 125 Gas 5,5
AT44-10 5,5
Rafa125
Atirador
Atirador

Próximo

Voltar para Modificações