Hatsan 150TH com Gas Ram e bucha de P.U.

Modificações e aprimoramentos de carabinas de pressão.

Hatsan 150TH com Gas Ram e bucha de P.U.

Mensagempor dbmathias » 24 Jul 2010 18:56

Queria apenas relatar o resultado das modificações feias na minha Hatsan 150TH 5.5:

1- A desmontagem foi relativamente tranquila, só o gatilho que realmente deu trabalho, pois quando eu o estava tirando de repente pulou mola para um lado e peçinhas pro outro. Até eu juntar tudo e entender como era demorou.
Uma dica para desmonta-lo e montalo sem dor de cabeça é empurrar o pino que o prende com um pino menor, de forma que ele possa ser removido sem desmonta-lo. Eu usei um espetinho de madeira, quando o coloquei cortei ele bem rente dos dois lados ficando só dentro do gatiho.

Gatilho:
http://img22.imageshack.us/i/24072010207.jpg/
http://img690.imageshack.us/i/24072010208.jpg/
http://img517.imageshack.us/i/24072010211.jpg/
http://img826.imageshack.us/i/24072010210.jpg/

2- Depois foi substituir a bucha por uma de P.U. da Alterama e a mola velha que estava quebrada pelo gas ram de 70kg. E ai esta outro "pulo do do gato", comprei um grampo de madeira de uns 60cm para usar de compressor de mola, serviu muito bem.

Bucha de P.U.:
http://img412.imageshack.us/i/24072010213.jpg/
http://img530.imageshack.us/i/24072010216.jpg/

Tambem usei um anel de EVA na culatra envolta do gas ram para centraliza-lo:
http://img69.imageshack.us/i/24072010212.jpg/
http://img251.imageshack.us/i/24072010214.jpg/

Feito tudo isso fui testar:
- A potência permaneceu a mesma, se aumentou foi pouca coisa em relação a mola original nova. Atravessa 10cm na barra de sabão com gamo TS-22.
- O tranco, barulho, e as vibrações, melhoraram 80%, com isso ficou muito mais precisa.
- Ao armar a força é praticamente a mesma só que é uniforme, parece que desliza.
- Bom apesar de serem poucas modificações o conjunto melhorou muito e fiquei satisfeito.

Espero ter passado minha experiencia e ajudado a enriquecer nosso forum.
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Mensagempor cubbano » 25 Jul 2010 00:42

Opa, eu estou muito interesado em fazer essas modificacoesna minha 150ht onde vc compro os materias. gostei muito do seu tuto e aqui na minha reguiao esta muito complicado achar um armeiro que modifique minha espingarda.

Grato
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Mensagempor dbmathias » 25 Jul 2010 01:27

Comprei a bucha de P.U. na Alterama.
O Gas Ram na Loja da Carabina.
O resto do material eu já tinha guardado.
Não tenho muita experiencia em modifiações, mas consegui fazer tudo sem problemas, é só ter paciencia e usar as ferramentas adequadas.
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Mensagempor Erik.Costa » 26 Jul 2010 08:40

a bucha de PU junto com o brunimento da camara aumenta a um pouco potencia ou só deixa o tiro mais uniforme?
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Mensagempor Duca » 27 Jul 2010 11:12

Amigo,nao tive exito na minha modificaçao.Nao sei axatamente porque mas a minha caiu muito em relaçao ao q era.e é uma 4,5! Acho q pode ser lubrificaçao,o q vc usou e a quantidade?Lembrando q ta com bucha PU da Alterama gas-ram tbm de la,o oring tbm novo e vedando bem.A bucha eu tive um pouco de dificuldade,pois ela veio bem maior do q o cilindro,ai eu tive q desbasta-la com uma lixa.Olha eu nao bruni o cilindro acha q pode ser isso tbm,e em relaçao ao pistao ele tem um monte de arranhoes vc deu acabamento ou ficou original? Quase fiquei doido com esse gatilho kkkk,mas depois usei o mesmo principio q vc falou:Coloquei um guia pequeno só para segurar as peças internas.
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Mensagempor dbmathias » 27 Jul 2010 20:22

Como eu comentei antes, a potencia aparentemente, não se alterou.
Eu troquei a mola, porque a antiga se quebrou, e aproveitei para trocar a bucha por uma de PU.
Eu tinha intenção de realizar um polimento da camara, mas ela estava sem riscos e bem espelhada, então deixei para uma proxima vez.
O que me surpreendeu foi a redução do tranco e das vibrações.
Acho que no proximo final de semana vou testa-la a 50 e 70m e tirar a duvida em relação a potencia e a precisão, depois vou postar.
Pelo que eu tenho visto no forum, a perda de potencia esta mais relacionada ha vedações de uma maneira geral (buchas, o'rings, etc) do que com a substituição da mola original pelo gas ram - mas nunca se sabe - alguns dizem que o gas ram perde potencia ourtos que ganha, mas todos concordam que as vedações devem estar em boas condições.
É estranho cada arma se comporta de uma maneira diferente.

Obs: não usei lubrificação porque não achei oleo de slicone.

Espero ter ajudado.
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Mensagempor Cristiano Manfredi » 02 Out 2010 15:52

Quando coloquei esse gas ran na minha 125 também ficou exelente dava +-270 m/s e a vibrações sumiram, agora eu coloquei um de 75 kg e continua precisa só que com 300 m/s.
Eu coloquei um gas ran de 75 numa Hatsan 155 que é igual a sua com coronha de madeira e esta dando 325 m/s só que ainda eu não domei o gatilho e a mira mas estou a caminho.
Quero por o gas ran de 88 kg na 155 para ver como fica ?
Boa sorte com a carabina e parabens!!

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Mensagempor Ivan CP » 02 Out 2010 23:39

Cristiano, vc mediu a vo da 125 e da 155 com o mesmo chumbo(modelo)???
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Mensagempor Cristiano Manfredi » 03 Out 2010 14:29

Acredito que sim, a arma foi testada na alterama e da ultima vez que testaram usaram um chumbo rifle5,5 que não sei o peso mais imagino que seja em torno de 14 grains, e deu 325 m/s na 155 mais o rifle entra bem justo e talvez causa um arrasto maior fora que o chumbo pode estufar a saia. já estou providenciando om cronografo chrony e vou fazer um teste completo.
Comprei todos os jsb de 13,75 a 26 grains um gamo raptor e o skenko greem, polymag, rocket, rossi , gamo matcht , ts-22 e o skenko heavy missile.

me aguardem,

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