Ajuda aos eletricistas (motor trifásico)

Entre e beba à vontade!
Lugar para, piadas, reclamações, fofocas, jogar conversa fora, tiração de sarro. Sugestões serão bem recebidas.

Ajuda aos eletricistas (motor trifásico)

Mensagempor Lzingano » 07 Jun 2009 01:05

pessoal, como alguns aqui sabem, eu comprei um torno fazem duas semanas, e agora, finalmente, consegui trazer ele pra casa (ele é bem pesado, tem uns 400Kg). depois de muito esforço pra tirar ele de cima da pick up do meu avô, eu finalmente consegui colocar ele lá no lugar onde eu vou deixar ele. mas dai veio um problema. eu comprei esse torno em porto alegre. lá a tensão é de 110V, enquanto aqui onde eu moro, é 220V. o torno tem um motor trifásico, e o vendedor me garantiu (Até colou um adesivo escrito "cuidado, motor ligado em 380V") que o motor éra para 220V em trifásico, que com a defasagem, fica 380V. mas no motor está escrito 220V, o que eu acredito que seja com trifásico de 110V. estou certo? a fiação dele me pareceu um pouco estranha também, alguem ai sabe se é isso mesmo? to me roendo todo pra começar a descascar metal, mas o motor n ta colaborando. eu to achando que o vendedor não fazia nem idéia da tensão que é aquele motor e falou qualquer coisa (vou lá reclamar pra ele segunda feira, caso não funcione) e eu to com medo de tentar ligar ele, pois se eu estiver certo, vai queimar as contatoras do torno. alguem tem alguma sugestão? não sei muito sobre trifásico, então to meio perdido....

abraços
Alea Jacta Est
Lzingano
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Localização: Cruzeiro do Sul-RS (Cudomundópolis) no fim de semana e em Porto Alegre durante a semana...

Mensagempor Sid_Mac_Soul » 07 Jun 2009 01:21

ai que está...

se der tira umas fotos do motor e da fiação dele... (verifica se tem uns numeros em cada fio)...

110 volts = 1 neutro e um fio fase.
220 volta = 2 fios onde ambos são fases.
380 volts trifásico como o nome diz são 3 fios fases...

tem que ver se tem inclusive na sua rua

verifica se na entrada de energia da sua casa possue 3 fios encapados e um desencapado (neutro)...

caso não tenha vai ter que deixar o motor em ligação 220 ou se não for possivel trocar por um que seja 220.

manda umas fotos do motor

Marca =

Informações de voltagens e ligações (verifica se nào passaram tinta por cima) =

Quantidade de fios saindo dele =

Se tem capacitor=

passa o que tiver de dados que agente bota u discascador di metar pá mastiga us ferru ::PDT18::
Imagem
Sid_Mac_Soul
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Localização: PR, Londrina QUANTO MAIS APRENDEMOS MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORANCIA

Mensagempor Lzingano » 07 Jun 2009 02:12

aqui tem trifásico sim, é é 380/220.

no motor ta escrito que é 220v, mas n sei se é 220/127 ou 380/220... o que me intrigou foi o fato de que no torno entram 3 fios. até ai tudo bem, mas tem um pequeno problema... ele é controlado por umas contatoras, e elas precisam de um neutro pra funcionar. dai a conclusão foi que aquele fio era 2 fases e 1 neutro. muito estranho. eu tentei tirar ums fotos lá da plaquinha e não deu certo. do motor saem 6 fios, 2 de cada bobina, que vão pra uma chave, usada pra regular a velocidade (ele tem 2 velocidades, aparente definidas pelo tipo de ligação das bobinas, sendo 860rpm em triângulo e 1730rpm em estrela)

o que diz na placa

MOD 100L 179V 220 3FAS

dai ele diz aquelas informações lá das RPM (e diz que tem 1 HP em triângulo e 2 em estrela) e que as duas são em 60HZ

depois diz ISOLOCL B COD G CAT B IP 44
Alea Jacta Est
Lzingano
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Localização: Cruzeiro do Sul-RS (Cudomundópolis) no fim de semana e em Porto Alegre durante a semana...

Mensagempor lobão » 07 Jun 2009 08:51

Ô Gaudério,

Verifique quantos fios existem na caixa de ligação do motor.

Na plaqueta dele costuma ter a combinação para as diversas tensão.
Trifásico 110V não é, pois aí é a tensão entre uma fase e neutro ou terra.
Pode ser 220V, 380V, 440V, bastando que se mude o fechamento das bobinas. Se o motor tem duas velocidades, este fechamento será feito por contatores ou chave comutadora.
Você terá que ter um padrão ligado a 4 fios (R,S,T e Neutro).
Quanto aos contatores, estes trabalham em dois circuitos:
O de comando e o de força.
O de comando é o que liga as bobinas e pode ser em 110V ou 220V.
O de força é o que vai para o motor.
Tô indo prum torneio e à noite tento te ajudar melhor.

De qualquer forma, no sitio da Weg tem um manual que descreve bem isto.

Sds.,
Lobão
CBC Std 4.5 p/ Roschwe + GR SMS
Norica Titan p/ Lobão&Roschwe
MVB 2197
lobão
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Série ou paralelo

Mensagempor Erivan » 07 Jun 2009 09:47

Olá Leonardo!
Caso teu motor tenha 6 terminas, eles seram. 1, 2, 3, 4, 5e 6.
Isto significa que você terá uma bobina com entrando pelo1 e saindo pelo 4, entrando no 2 e saindo no 5 e entrando no 3 e saindo no 6.
Se ele é 220/380V
Ele terá uma ligação em Triângulo. Que é uma interligação em "paralelo" para trabalhar com a tensão menor. Esta ligação é feita ligando o 1 ao 6, o 2 ao 4 e o 3 ao 5. Alimentando em cada "emenda".

Ou uma ligação em estrela. Que uma ligação em "série" onde vc fecha os terminais 4, 5 e 6 e alimenta no 1,2 e 3 Esta ligação permite que você utilize a tensão maior.

Boa sorte!
Não interessa o que diz o rei; Se no jogo não há juíz, não há jogada fora da lei...
Erivan
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Completando...

Mensagempor Erivan » 07 Jun 2009 10:07

Se a rotação do motor ficar invertida, vc deve trocar a posição de duas fases.
No caso do circuito de comando você pode usar bifásico ou monofásico, conforme seja a tensão da região. Geralmente nas bobinas (terminais A1 e A1 tem uma indicação da tensão de trabalho). Se a tensão trifásica (bifásica) for 380V monofásica dá 220V; se for 220V TRI dá 127V MONO.
No caso dos fechamentos que estão nos desenhinhos (desculpe pelo nével do desenho KKKKKKKKK), ele simula uma ligação bifásica e uma monofásica de cada bobina.

Segue os desenhinhos dos fechamentos.

Imagem

[img=http://img32.imageshack.us/img32/4236/motor1.png]
Não interessa o que diz o rei; Se no jogo não há juíz, não há jogada fora da lei...
Erivan
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Erro

Mensagempor Erivan » 07 Jun 2009 10:10

](*,) ](*,) ](*,)
Imagem
Abraço.
Erivan
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Lzingano » 07 Jun 2009 10:46

bom... eu vou fazer o seguinte, vou tentar ligar o motor (o meu vô volta de viagem hoje, e eu acho que ele entende disso) e se queimar, eu levo o motor fodido pra eles tricarem :---)

abraços, depois conto o que aconteceu
Alea Jacta Est
Lzingano
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Lzingano » 07 Jun 2009 20:38

bom... eu descobri que o motor realmente é trifásico 220, ou seja, é 127V. eu vou ver amanhã de manhã se eu consigo falar com o pessoal da loja, e dai se eles trocam pra mim. se não trocarem, eu vou vender esse ai e comprar um outo, ou mandar rebobinar esse (e depois fazer um míssil no torno e atirar na loja :>>: :>>: ). mas acho que eles vão trocar sim, pous é bom negócio pra ambos, já que lá em porto alegre é 110, e aqui é 220, então se eles tierem um motor 220, é bom pra trocar por um de 110.

abraços
Alea Jacta Est
Lzingano
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Sid_Mac_Soul » 08 Jun 2009 02:52

hehe pessoal aki já respondeu...

mas não tem a marca e as ligações na plaquinha ao lado dele?

tipo derrepente vc tem a sorte dele ser 110/220 comum...

e o par de fio extra é para capacitor que ajuda só na arrancada do motor...

Imagem

este é de um motor que coloquei em um compressor aki...

ele possue 3 pares de fios onde 2 pares são para a energia e 1 par para o capacitor...

onde os 2 pares da energia dependendo da ligação pove pode "selecionar" o sentido de rotação do motor como nosso mestre Lobão informou...

se vc está falando que é trifásico 127 volts (imagino que esteja falando isso pela plaqueta que deve ter 127 marcado, pois 127 = monofásico) o mais provável imagino eu seja = a este modelo que coloquei a foto...

tenta tirar uma foto do bixano que ajuda pois tem muitas ligações diferentes pois acho que o pessoal gosta de complicar estes trekos....
:-s
Imagem
Sid_Mac_Soul
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Localização: PR, Londrina QUANTO MAIS APRENDEMOS MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORANCIA

Mensagempor Lzingano » 08 Jun 2009 13:47

pow, tinha esquecido de colocar as fotos... ai vão

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ai estão

abraços
Alea Jacta Est
Lzingano
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Multiplas velocidades

Mensagempor Erivan » 08 Jun 2009 14:03

Pelo que eu vi na placa, este motor é para apenas uma tensão mesmo.
Os fechamentos dele servem apenas para alterar a velocidade, comutando de 4 para 8 pólos.
Erivan
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor lobão » 08 Jun 2009 15:26

Ô Gaucho,

Como já disse o Erivan, este motor é trifásico, de duas velocidades.
A chave da foto comuta as velocidades.
O painel com os contatores muda o fechamento das bobinas.

Você terá que ligar os três fios fase nos três bornes vazios na painelzinho da foto.

Feito isto, dê a partida no motor.
Se a rotação não estiver no sentido desejado, troque de posição dois destes fios de entrada.
Lobão
CBC Std 4.5 p/ Roschwe + GR SMS
Norica Titan p/ Lobão&Roschwe
MVB 2197
lobão
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Lzingano » 08 Jun 2009 17:06

pelo que me falaram na loja, amanhã o eletricista responsável deles vai tar lá, dai eu vou lá ou ligo, e ele me explica certinho como eu faço. dai não vai ter erro, por que eles testaram a máquina (segundo o cara, em 380V). espero que ele teja certo. tenho planos malignos pra usar esse torno no final de semana :>>: :>>:

abraços
Alea Jacta Est
Lzingano
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Torno

Mensagempor CROBERTO » 13 Jun 2009 00:13

Vi uma foto do seu torno e parece que é igual ao meu (joinville J30), mas no meu a caixa norton não fica exposta... achei interessante mas não da pra ver na sua foto como é a lubrificação da caixa. Vai lendo ai a ferrada que levei com a ligação elétrica: o motor original do torno é 220 trifásico 2cv com duas rotações e minha casa é 220 bifásico então comprei um motor 220 bifásico de 3cv, eletricista teve que mudar todo o painel e o resultado foi que fiquei somente com a metade das rotações que a máquina oferece, quando fui fazer a primeira rosca não podia ficar dando contra no motor porque dava excesso de carga e o painel cortava a corrente.
Para solucionar tive que mudar minha casa para trifásico e voltar o motor original do torno, gastei 450 pila no motor 220 bif. que agora esta parado... o bom é que o eletricista eu não paguei porque ele é meu genro e também usa o torno.
Se vc ainda precisar de ajuda e o torno for igual é só gritar ai que tiro fotos do painel e te mando.
Aquela chapa de fechamento na frente onde tem um emblema eu retirei e coloquei um gaveta grande onde guardo as ferramentas.
Abraço
Roberto.
Um homem honesto não salva o mundo, mas é um canalha a menos.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.
CROBERTO
Atirador
Atirador

Próximo

Voltar para [[[ Buteco das Pingas ]]]