Carabina Crosman 2100 Classic

Testes, comentários, análises, opiniões sobre todas e qualquer modelo de arma de pressão.

Carabina Crosman 2100 Classic

Mensagempor Krieg » 13 Fev 2009 13:05

Pessoal,

Recebi minha carabina Crosman 2100 Classic no dia 09/02/2009. Sei que é pouco tempo com ela para fazer um review detalhado, mas gostaria de deixar registrado aqui minhas primeira impressões sobre a arma e vtambém várias fotos dela.

Espero que gostem e seja útil!

Especificações Técnicas (Segundo manual):
Mecanismo: Bolt action
Calibre: .177 (4,5mm)
Munição: Esferica (BBs) ou chumbo convencional (Pellets)
Reservatório: 200 (BBs)
Carregador: 17 (BBs)
Peso: 2,18 Kg
Comprimento total: 101 cm
Comprimento do cano: 52,93 com
Cano: Raiado
Massa de mira: Com fibra ótica
Alça de mira: Com ajuste lateral e de elevação
Fonte de pressão: Pneumatic Pump Action (bombadas)

Peformance (Segundo manual):
3 bombadas = 440-520 FPS (.177 BB de 5.5 gr)
6 bombadas = 590-650 FPS (.177 BB de 5.5 gr)
10 bombadas = 690-755 FPS (.177 BB de 5.5 gr)

3 bombadas = 420-480 FPS (.177 Pellet de 7.9 gr)
6 bombadas = 565-635 FPS (.177 Pellet de 7.9 gr)
10 bombadas = 660-725 FPS (.177 Pellet de 7.9 gr)

Pontos Fortes:
- Preço
- "Regulagem" de potência
- Ausência de recuo
- Silenciosa
- Não é muito pesada

Pontos Fracos:
- Sistema de mira (inclusive regulagem)
- Baixa qualidade da oxidação
- Peso do gatilho
- Método de municiamento

MINHAS impressões:
Ao tirar a carabina da caixa a primeira coisa que percebi foi o sistema de municiamento. Achei-o bem interessante e diferente, pois para se utilizar chumbos diabolo é necessário puxar o ferrolho para inserir a munição e liberar a carabina para atirar. Mais tarde, quando fui utilizar a carabina vi que esse sistema é pouco prático pois o chumbo invariavelmente "cai" na posição errada e dá um certo trabalho para coloca-lo na posição correta.

Também achei a qualidade da oxidação extremamente baixa. Consegue-se ver "manchas" e alguns finos arranhados no cano e no cilindro de ar.

O material plástico dela é bem resistente (Coronha, guarda-mão, puxador do ferrolho, tampa da culatra). Infelizmente a soleira também é feita de plástico duro.

O sistema de mira é bem chatinho de regular por ter que se usar chave de fenda para a regulagem lateral e para a regulagem vertical, é necessário empurrar ou puxar uma peça de plástico dentada. A visualização também não é tão boa já que só existe fibra ótica na massa de mira.

Por ser uma carabina que precisa de bombadas para atirar, não sei se seria viável (e coerente) instalar uma luneta.

Comprei a carabina pelo preço acessível e por querer uma carabina mais silenciosa para uso indoor.

Os tiros que dei foram no meu apartamento, a uma distância de 8 metros. Com duas bombadas (o mínimo recomendado no manual do usuário é de 3 para que o chumbo/bb não fique preso no cano) os chumbos praticamente "derretiam" no meu para-balas! E o barulho era bem pequeno.

O recuo praticamente inexiste e o gatilho é bem pesadinho.

Existe a possibilidade de se usar BBs como munição. A carabina tem um reservatório para até 200 BBs que fica dentro da coronha plástica. E existe um "pente" de 17 BBs que faz comunicação entre o reservatório da coronha e a câmara. Ainda não usei esse sistema de municiamento.

Eu achei a carabina bem divertida pelo seu preço. Não me arrependo da compra.

Fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dúvidas? Maiores informações? Perguntem que terei o maior prazer em incluir mais dados no meu review! \:D/

[]'s!!!
Imagem
Filie-se ao MVB e ajude nosso esporte a crescer! (http://www.mvb.org.br)
Krieg
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor YuriCa » 13 Fev 2009 13:24

=D> parabens cara fico otimo e as fotos estao perfeitas . abraço
- Estilingue Automático Power Shot
- Zarabatana + luneta 20-100x160
YuriCa
Atirador
Atirador

Mensagempor Daniel Boone » 13 Fev 2009 18:55

Gostei bastante da arma, de bom preço, econômica, sem recuo. Mas só achei ela muito plástica, até mais que a Crosman 1077 (a qual eu tenho), mas pode ser só impressão.
Posso fazer uma pergunta ?
Essa arma é bastante sólida ? Da pra atirar com ela sem medo de "desmanchar" na sua mão ?
E quanto a precisão, ja testou ? Se ja, coloca uns alvos ai ! Alguns em pé sem apoio e outros apoiado (para ver a diferença que o gatilho vai dar).

E quanto a luneta, se você ja tiver uma coloque sem medo. Mas a minha crosman não conseguiu tirar o melhor duma luneta minha, uma 3-9x40, os tiros não eram tão precisos e o acessório era quase mais pesado que a arma :---)
Se for comprar uma luneta, eu indico 4x20 ou 4x32.

Abraços ! Boa sorte com essa garota ai !
Imagem
Imagem
Daniel Boone
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Krieg » 13 Fev 2009 19:10

Daniel Boone,

Eu tenho uma 1077. A 2100 tem MUITO mais metal que a 1077...

A 2100 é bem sólida sim. Dei uns tiros para tentar acertar a mira, mas os agrupamentos não saíram muito bons, mas foi mais por minha culpa mesmo... rsrsrs

Eu estava pensando em uma luneta com objetiva de no máximo 32mm mesmo... Tanto para a 2100 quanto para a 1077...

[]'s!
Imagem
Krieg
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

crosman 2100

Mensagempor filho vicente » 13 Fev 2009 20:42

Olá colega parabêns pelo briquedo, que em breve sera
minha proxima compra,espero em não me arrepeder
mais pelo que já dei uma olhada é carabina muito
divertida de atira.OK
filho vicente
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor andreyzão » 13 Fev 2009 20:43

Bom review, parabéns. Realmente o sistema de mira dela é bem rudimentar... É o tipo de carabina que se compra só pra "brincar" dentro de casa mesmo. :)
Dione Black Optica 4.5mm + N.Stirling 4x32AO
KralAv AI-0020-S 4.5mm + Tasco 3-9x40E
KWC Taurus PT-24/7 6mm(Airsoft)
andreyzão
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Alan_magalhaes » 13 Fev 2009 23:33

Krieg,

Parabéns pelo review. Algumas dúvidas:

Qual o peso para encher o reservatório ? Quanto mais bombadas mais pesado vai ficando, certo ? Quando você diz BB quer dizer aquelas bolinhas plásticas de airsoft ? Qual a sua impressão dela a digamos 15 metros ?

Obrigado pela atenção,

Alan.
"Do I feel lucky? Well, do ya, punk?" - Dirty Harry

Imagem
Alan_magalhaes
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Krieg » 13 Fev 2009 23:44

Alan_magalhaes escreveu:Krieg,

Parabéns pelo review. Algumas dúvidas:

Qual o peso para encher o reservatório ? Quanto mais bombadas mais pesado vai ficando, certo ? Quando você diz BB quer dizer aquelas bolinhas plásticas de airsoft ? Qual a sua impressão dela a digamos 15 metros ?

Obrigado pela atenção,

Alan.

Alan,

Obrigado!

Exatamente! Quanto mais bombadas, mais pesado vai ficando o guarda-mão.

Bom, quanto à munição, no manual está escrito assim:

Ammunition:
BB cal. (4.5mm) Steel Airgun Shot
.177 cal. (4.5mm) Lead Airgun pellet

Eu particularmente não conheço essas BBs, mas devem ser dessas: https://cioccari.locaweb.com.br/produtos_det.php?idM=5&idP=091.205

Acredito que as bolinhas de AirSoft não iriam aguentar a pressão de uma carabina dessas e, até onde eu sei, as BBs de AirSoft são no calibre 6mm e umas mais raras de 8mm... :-k :-k

Ainda não testei a carabina em distância superior a 8 metros... Infelizmente vou ficar te devendo essa informação cara... ](*,) ](*,)

[]'s!
Imagem
Krieg
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Alan_magalhaes » 14 Fev 2009 01:01

Krieg escreveu:BB cal. (4.5mm) Steel Airgun Shot
.177 cal. (4.5mm) Lead Airgun pellet

BB Cal: http://www.falconarmas.com.br/shop/prod ... cts_id=100

.177: Chumbinho 4.5

Krieg escreveu:...e, até onde eu sei, as BBs de AirSoft são no calibre 6mm

](*,) Tem razão

Krieg escreveu:Ainda não testei a carabina em distância superior a 8 metros... Infelizmente vou ficar te devendo essa informação cara... ](*,) ](*,)

Dessa vez passa [-(

Você comprou ela na falcon armas ?

Imagem
Alan_magalhaes
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Alan_magalhaes » 14 Fev 2009 01:05

por que diabos esse setor do fórum não tem o botão editar?

Quanto a esfera ele fala em steel ( aço ) mas acho que chumbo ( caso do link ) também serve.

Imagem
Alan_magalhaes
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Krieg » 14 Fev 2009 11:56

Alan_magalhaes escreveu:BB Cal: http://www.falconarmas.com.br/shop/prod ... cts_id=100

.177: Chumbinho 4.5

Eu tenho aqui em casa esse chumbos esféricos da Gamo. O peso do Gamo é maior do que os da Daisy que eu coloquei antes. Fazendo as contas, os da Daisy têm 0,33 gramas enquanto os da Gamo têm 0,53 gramas (segundo a latinha = 8,2 grains).

Andei pesquisando sobre essas BBs e eu achei essas da própria Crosman (com 5,1 grains): http://www.pyramydair.com/cgi-bin/pelle ... let_id=106

Que ainda são mais leves um pouco do que as das especificações de performance da 2100! E as da Gamo não são esferas tão uniformes...

Alan_magalhaes escreveu:por que diabos esse setor do fórum não tem o botão editar?

Quanto a esfera ele fala em steel ( aço ) mas acho que chumbo ( caso do link ) também serve.

Acho que essas BBs para a Crosman não vão ser muito fáceis de achar aqui no Brasil por enquanto (infelizmente).

Pois é, MUITO RUIM não poder editar meu review para incluir mais dados com o passar dos tempos e e após mais testes...

Alan_magalhaes escreveu:Você comprou ela na falcon armas ?

Comprei na Falcon Armas sim!

[]'s!
Imagem
Krieg
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor andreyzão » 14 Fev 2009 17:28

Krieg, na sportcenterlopes tinha os bb's copperhead, num preço bem legal.

Caso te interesse:

www.sportcentelopes.com.br
Dione Black Optica 4.5mm + N.Stirling 4x32AO
KralAv AI-0020-S 4.5mm + Tasco 3-9x40E
KWC Taurus PT-24/7 6mm(Airsoft)
andreyzão
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Krieg » 15 Fev 2009 00:31

andreyzão escreveu:Krieg, na sportcenterlopes tinha os bb's copperhead, num preço bem legal.

Caso te interesse:

www.sportcentelopes.com.br

Obrigado pela dica cara!

Depois vou ver se compro uns para testar!

[]'s!
Imagem
Krieg
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor feldomingues » 15 Fev 2009 20:36

Krieg, parabéns pelo review! Também sou mais um novo feliz proprietário de uma 2100 comprada agora em fevereiro de 2009 na falconarmas.
Só uma correção, no manual da minha diz que o mínimo de bombadas deve ser 3 para o chumbo/bb não ficar preso no cano.
Quanto a BBs, para essa arma, segundo o manual, devem ser compradas BBs de aço de 4,5 mm. Normalmente essas BBs vem com uma cobertura de zinco ou cobre contra oxidação(eu acho), não sei se tal cobertura evitaria a danificação do cano raiado, eu provavelmente nunca vou atirar com essas bolas nela. E quanto a usar a munição de bola da gamo(gamo round), acho que não seria recomendável já que até onde eu lembro do que li do manual da 2100, seu ferrolho funciona por magnetismo atraindo e fixando a BB na ponta do ferrolho e como o chumbo não é atraído magneticamente(acredito eu), o municiamento teria que ser manual com a possibilidade da bola de chumbo sair rolando pelo cano quando a ponta do cano fosse abaixada. Mas talvez isso não fosse acontecer porque pelo que li as BBs de aço de 4,5 mm tem na verdade 4,4 mm e o gamo round parece ter realmente 4,5 mm. De qualquer maneira não vejo muita vantagem em atirar com BBs além de uma possível maior penetração e um pouco mais(10 m/s no máximo no caso da 2100) de velocidade, perdendo-se, no entanto, em precisão além de que elas ricocheteam MUITO pois não se deformam. Já atirei muito com BBs de aço com minha Crosman 781 mas só porque ela tem cano liso.
feldomingues
Novato
Novato

Mensagempor ricardohm » 17 Fev 2009 16:43

bom dia, eu tenho uma dessa faz mais de 10 anos, a oxidaçao dela e muito fraca recomendo que antes de guardar a arma voce passe um pano com oleo fino,,,nunca coloque oleos a base de petroleo no pistao, isso acaba com as borachas internas, eu estraguei a minha com isso, tambem nao uso BBs de metal, eles estavam acabando com as raias da minha arma, "nao use de jeito nenhum" tambem nao da pra colocar esferas de chumbo gamo pela coronha, pois o ferrolho e maguinetico e nao funciona com chumbo, os melhores agrupamento eu consigo com gamo match, pra usar dentro de casa a 10 metros eu uso uma luneta 4x20 fica otimo, a 4x32 a arma fica muito pesada e desiquilibrada, pra sua arma guentar 10 anos ou mais, nao use BBs metalico, nao coloque oleo a base de solvente ou petroleo no pistao, nao de mais de 10 bombadas, e cuidado com o acido urico das maos, a oxidaçao é fraca,,abraço e bosn tiros
ricardohm
Atirador
Atirador

Próximo

Voltar para Reviews