|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
3nigm4_br Atirador

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 3:46 pm Assunto: Procedimento para regular Luneta |
|
|
Bom, na sexta feira meu pai comprou uma CBC MonteNegro F22 Super e uma luneta RifleScope 3x9x40mm MilDot com reticulo iluminado, como meu pai não sabe muito bem como se regula isso, o vendedor passou um procedimento que eu nunca tinha ouvido falar, por isso gostaria de saber se funciona ou se o pessoal aqui o conhece, ele disse para o meu pai que regula a luneta com apenas 2 tiros, o procedimento é o seguinte:
1º Arrume uma morsa para fixar a arma de forma que ela não se mova (proteja a mesma com uma toalha bem macia para que não risque ou danifique a coronha.
2º Atire em um alvo que dê para identificar onde o chumbo pegou com facilidade.
3º Regule a luneta para o local exato onde o chumbo pegou.
4º Confira o resultado dando mais um tiro.
Segundo esse vendedor, ele disse que regula todas as lunetas que levam pra ele dessa forma e ela fica perfeita, porém nunca tinha ouvido falar desse método, será que alguém aqui já ouviu falar ou confirma a eficiência do mesmo? _________________ Hatsan HT-125th 5,5mm
CBC MonteNegro F22 Super GII 5,5mm
BAM B3-1 4,5mm |
|
|
 |
papaleguas *Atirador - MVB

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 3:54 pm Assunto: Re: Procedimento para regular Luneta |
|
|
| 3nigm4_br escreveu: | Bom, na sexta feira meu pai comprou uma CBC MonteNegro F22 Super e uma luneta RifleScope 3x9x40mm MilDot com reticulo iluminado, como meu pai não sabe muito bem como se regula isso, o vendedor passou um procedimento que eu nunca tinha ouvido falar, por isso gostaria de saber se funciona ou se o pessoal aqui o conhece, ele disse para o meu pai que regula a luneta com apenas 2 tiros, o procedimento é o seguinte:
1º Arrume uma morsa para fixar a arma de forma que ela não se mova (proteja a mesma com uma toalha bem macia para que não risque ou danifique a coronha.
Segundo esse vendedor, ele disse que regula todas as lunetas que levam pra ele dessa forma e ela fica perfeita, porém nunca tinha ouvido falar desse método, será que alguém aqui já ouviu falar ou confirma a eficiência do mesmo? |
Eu já ouvi falar (li em alqum lugar) sobre este método de regulagem de lunetas.
Nunca fiz, mas tenho um pouco de dúvida se funciona tão bem (e fácil) assim.
A maioria das armas de ar comprimido são sensíveis quanto ao modo de
serem seguradas durante os disparos. Quero dizer, dependendo do modo
da "pegada" na arma durante o tiro ela apresenta maior variação na precisão.
Além disso, ninguém consegue segurar uma arma como se fosse uma
morsa...daí acredito que a regulagem feita desse modo não irá produzir
o mesmo resultado quando a arma for usada de modo normal pelo atirador.
Mas....posso estar errado, vamos esperar os mais experientes no assunto
colocarem suas opiniões. _________________ Todo poder exige uma grande responsabilidade. |
|
|
 |
3nigm4_br Atirador

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 4:02 pm Assunto: |
|
|
Bom, não questiono nem quanto a forma de segurar, pois nesse caso é claro que vai dar alguma variação mesmo, mas se relamente der pra regular a luneta nesse procedimento é uma ótima economia de chumbo, pois eu não consigo regular com menos de 15 tiros nem a pau, e mesmo assim eu acho que não fica 100%. _________________ Hatsan HT-125th 5,5mm
CBC MonteNegro F22 Super GII 5,5mm
BAM B3-1 4,5mm |
|
|
 |
shinohara *Atirador - MVB

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 4:06 pm Assunto: |
|
|
Já ouvi muita gente falando pra regular assim, mas geralmente o ponto de impacto vai ser um pouco diferente do ajuste feito, pois a carabina fixa na morsa vai se comportar de uma forma durante o disparo e quando vc for atirar com ela nas mãos ou mesmo apoiado no sandbag ela vai se comportar de outra forma.
A melhor forma de se regular a luneta é efetuar alguns disparos com a carabina apoiada da forma mais próxima da qual vc vai utilizar para atirar e regular a luneta a partir daí...
Eu costumo fazer um primeiro ajuste apoiado com o sandbag mais ou menos no lugar onde vou segurar a carabina, depois, se vou atirar com ela em pé, faço outro ajuste fino com ela na posição em q pretendo atirar.
A forma de segurar a carabina, conter o seu recuo, puxar o gatilho e outras coisas mais, tudo afeta a forma em q o disparo é efetuado, mudando a sua trajetória.
Abraços. _________________ Menaldi Skeleton
WhisperX
Slavia 631Lux
Baikal IZH46M
PT80 Tactical
 |
|
|
 |
Minerin Atirador

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 4:26 pm Assunto: |
|
|
O processo de regular uma luneta nao eh so para poder atirar no alvo e sim um processo de aprendizado de uniao entre homem e arma...
JA gastei mais de 500 tiros somente em processos de regulagem de mira... Acabei conhecnedo melhor a arma, seu comportamento e prever melhor as situacoes...
Acho que os metodos rapidos ajudam para chegar perto do alvo... quando a regulagem ja esta no quase la, acho que mais vale a pena insistir na visada com qualidade e no tiro cuidadoso... |
|
|
 |
Edwood Atirador

Registrado: 22/10/07 Mensagens: 379 Localização: Porto Alegre RS
|
Enviada: Seg Set 22, 2008 4:43 pm Assunto: |
|
|
| Minerin escreveu: | O processo de regular uma luneta nao eh so para poder atirar no alvo e sim um processo de aprendizado de uniao entre homem e arma...
JA gastei mais de 500 tiros somente em processos de regulagem de mira... Acabei conhecnedo melhor a arma, seu comportamento e prever melhor as situacoes...
Acho que os metodos rapidos ajudam para chegar perto do alvo... quando a regulagem ja esta no quase la, acho que mais vale a pena insistir na visada com qualidade e no tiro cuidadoso... |
 _________________ Gamo Hunter 440, 4,5mm.
Gamo Delta by Hotmann
Chinesa 4,5 tomando forma.
 |
|
|
 |
Vilela *Atirador - MVB

Registrado: 01/07/08 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Seg Set 22, 2008 5:27 pm Assunto: Reglagem de luneta |
|
|
Amigo,
Use um colimador (bore sighter) a laser.
Faça uma visada a 10m e calibre o pto central(horizonta x vertical) e depois faça uma visada a 25 ou 30m e calibre somente a linha vertical.
Se sua luneta tiver mil dot, a 10m a visada vai estar no pto de interseção (horizontal e vertical). Volte a 25/30m e confira a visada o pto vermelho deve estar em cima da linha vertical mas no penultimo risco do mil dot - acima do pto central (vai depender da arma e da luneta) depois vá para o tiro para adaptar voce a arma e o tipo de chumbo.
Abraço. |
|
|
 |
Carlos A. *Atirador - MVB

|
Enviada: Seg Set 22, 2008 8:11 pm Assunto: Re: Procedimento para regular Luneta |
|
|
| 3nigm4_br escreveu: | Bom, na sexta feira meu pai comprou uma CBC MonteNegro F22 Super e uma luneta RifleScope 3x9x40mm MilDot com reticulo iluminado, como meu pai não sabe muito bem como se regula isso, o vendedor passou um procedimento que eu nunca tinha ouvido falar, por isso gostaria de saber se funciona ou se o pessoal aqui o conhece, ele disse para o meu pai que regula a luneta com apenas 2 tiros, o procedimento é o seguinte:
Segundo esse vendedor, ele disse que regula todas as lunetas que levam pra ele dessa forma e ela fica perfeita, porém nunca tinha ouvido falar desse método, será que alguém aqui já ouviu falar ou confirma a eficiência do mesmo? |
No clube de tiro que frequento existe um equipamento próprio para se fixar qualquer tipo de arma, seja curta ou longa, de fogo ou de ar comprimido, mas não é uma morsa, e ela tem um sistema de molas para permitir o recuo da arma, pois se vc prender a arma sem permitir que ela de o recuo, acaba quebrando ou forçando algum componente da mesma como a coronha por exemplo, desconfio que este armeiro não explicou direito ou não ele faz a coisa do modo mais empirico.
Eu particularmente prefiro utilizar nas armas PCP´s e CO2 que tem pouquissimo recuo uma estativa, e nas de mola o sand bag, não estraga arma e simula uma situação muito próxima do real, pois não impede o movimento da arma ao ser disparada, já numa morsa, vai ficar marcas na coronha.
Outra coisa, pra que economizar chumbinhos, se a coisa mais gostosa que existe é justamente atirar até acertar bem a mira ou luneta da arma, tudo isto faz parte do esporte, e como disse o colega Minerin com muita sabedoria, aprender a conhecer melhor a sua arma.
Carlos A. |
|
|
 |
|
|
|
|