Procedimento para regular Luneta

Dispositivos de miras. Miras abertas, lunetas, Red Dot, ...

Procedimento para regular Luneta

Mensagempor 3nigm4_br » 22 Set 2008 16:46

Bom, na sexta feira meu pai comprou uma CBC MonteNegro F22 Super e uma luneta RifleScope 3x9x40mm MilDot com reticulo iluminado, como meu pai não sabe muito bem como se regula isso, o vendedor passou um procedimento que eu nunca tinha ouvido falar, por isso gostaria de saber se funciona ou se o pessoal aqui o conhece, ele disse para o meu pai que regula a luneta com apenas 2 tiros, o procedimento é o seguinte:

1º Arrume uma morsa para fixar a arma de forma que ela não se mova (proteja a mesma com uma toalha bem macia para que não risque ou danifique a coronha.

2º Atire em um alvo que dê para identificar onde o chumbo pegou com facilidade.

3º Regule a luneta para o local exato onde o chumbo pegou.

4º Confira o resultado dando mais um tiro.

Segundo esse vendedor, ele disse que regula todas as lunetas que levam pra ele dessa forma e ela fica perfeita, porém nunca tinha ouvido falar desse método, será que alguém aqui já ouviu falar ou confirma a eficiência do mesmo?
Hatsan HT-125th 5,5mm
CBC MonteNegro F22 Super GII 5,5mm
BAM B3-1 4,5mm
3nigm4_br
Atirador
Atirador

Re: Procedimento para regular Luneta

Mensagempor papaleguas » 22 Set 2008 16:54

3nigm4_br escreveu:Bom, na sexta feira meu pai comprou uma CBC MonteNegro F22 Super e uma luneta RifleScope 3x9x40mm MilDot com reticulo iluminado, como meu pai não sabe muito bem como se regula isso, o vendedor passou um procedimento que eu nunca tinha ouvido falar, por isso gostaria de saber se funciona ou se o pessoal aqui o conhece, ele disse para o meu pai que regula a luneta com apenas 2 tiros, o procedimento é o seguinte:

1º Arrume uma morsa para fixar a arma de forma que ela não se mova (proteja a mesma com uma toalha bem macia para que não risque ou danifique a coronha.

Segundo esse vendedor, ele disse que regula todas as lunetas que levam pra ele dessa forma e ela fica perfeita, porém nunca tinha ouvido falar desse método, será que alguém aqui já ouviu falar ou confirma a eficiência do mesmo?

Eu já ouvi falar (li em alqum lugar) sobre este método de regulagem de lunetas.
Nunca fiz, mas tenho um pouco de dúvida se funciona tão bem (e fácil) assim.
A maioria das armas de ar comprimido são sensíveis quanto ao modo de
serem seguradas durante os disparos. Quero dizer, dependendo do modo
da "pegada" na arma durante o tiro ela apresenta maior variação na precisão.
Além disso, ninguém consegue segurar uma arma como se fosse uma
morsa...daí acredito que a regulagem feita desse modo não irá produzir
o mesmo resultado quando a arma for usada de modo normal pelo atirador.
Mas....posso estar errado, vamos esperar os mais experientes no assunto
colocarem suas opiniões.
Todo poder exige uma grande responsabilidade.
papaleguas
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor 3nigm4_br » 22 Set 2008 17:02

Bom, não questiono nem quanto a forma de segurar, pois nesse caso é claro que vai dar alguma variação mesmo, mas se relamente der pra regular a luneta nesse procedimento é uma ótima economia de chumbo, pois eu não consigo regular com menos de 15 tiros nem a pau, e mesmo assim eu acho que não fica 100%.
Hatsan HT-125th 5,5mm
CBC MonteNegro F22 Super GII 5,5mm
BAM B3-1 4,5mm
3nigm4_br
Atirador
Atirador

Mensagempor shinohara » 22 Set 2008 17:06

Já ouvi muita gente falando pra regular assim, mas geralmente o ponto de impacto vai ser um pouco diferente do ajuste feito, pois a carabina fixa na morsa vai se comportar de uma forma durante o disparo e quando vc for atirar com ela nas mãos ou mesmo apoiado no sandbag ela vai se comportar de outra forma.

A melhor forma de se regular a luneta é efetuar alguns disparos com a carabina apoiada da forma mais próxima da qual vc vai utilizar para atirar e regular a luneta a partir daí...

Eu costumo fazer um primeiro ajuste apoiado com o sandbag mais ou menos no lugar onde vou segurar a carabina, depois, se vou atirar com ela em pé, faço outro ajuste fino com ela na posição em q pretendo atirar.

A forma de segurar a carabina, conter o seu recuo, puxar o gatilho e outras coisas mais, tudo afeta a forma em q o disparo é efetuado, mudando a sua trajetória.

Abraços.
Menaldi Skeleton
WhisperX
Slavia 631Lux
Baikal IZH46M
PT80 Tactical
Imagem
shinohara
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Mensagempor Minerin » 22 Set 2008 17:26

O processo de regular uma luneta nao eh so para poder atirar no alvo e sim um processo de aprendizado de uniao entre homem e arma...

JA gastei mais de 500 tiros somente em processos de regulagem de mira... Acabei conhecnedo melhor a arma, seu comportamento e prever melhor as situacoes...

Acho que os metodos rapidos ajudam para chegar perto do alvo... quando a regulagem ja esta no quase la, acho que mais vale a pena insistir na visada com qualidade e no tiro cuidadoso...
Minerin
Atirador
Atirador

Mensagempor Edwood » 22 Set 2008 17:43

Minerin escreveu:O processo de regular uma luneta nao eh so para poder atirar no alvo e sim um processo de aprendizado de uniao entre homem e arma...

JA gastei mais de 500 tiros somente em processos de regulagem de mira... Acabei conhecnedo melhor a arma, seu comportamento e prever melhor as situacoes...

Acho que os metodos rapidos ajudam para chegar perto do alvo... quando a regulagem ja esta no quase la, acho que mais vale a pena insistir na visada com qualidade e no tiro cuidadoso...

=D> =D> =D> =D> =D> =D>
Gamo Hunter 440, 4,5mm.
Gamo Delta by Hotmann
Chinesa 4,5 tomando forma.
Imagem
Edwood
Atirador
Atirador

Reglagem de luneta

Mensagempor Vilela » 22 Set 2008 18:27

Amigo,
Use um colimador (bore sighter) a laser.
Faça uma visada a 10m e calibre o pto central(horizonta x vertical) e depois faça uma visada a 25 ou 30m e calibre somente a linha vertical.

Se sua luneta tiver mil dot, a 10m a visada vai estar no pto de interseção (horizontal e vertical). Volte a 25/30m e confira a visada o pto vermelho deve estar em cima da linha vertical mas no penultimo risco do mil dot - acima do pto central (vai depender da arma e da luneta) depois vá para o tiro para adaptar voce a arma e o tipo de chumbo.

Abraço.
Vilela
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Re: Procedimento para regular Luneta

Mensagempor Carlos A. » 22 Set 2008 21:11

3nigm4_br escreveu:Bom, na sexta feira meu pai comprou uma CBC MonteNegro F22 Super e uma luneta RifleScope 3x9x40mm MilDot com reticulo iluminado, como meu pai não sabe muito bem como se regula isso, o vendedor passou um procedimento que eu nunca tinha ouvido falar, por isso gostaria de saber se funciona ou se o pessoal aqui o conhece, ele disse para o meu pai que regula a luneta com apenas 2 tiros, o procedimento é o seguinte:

No clube de tiro que frequento existe um equipamento próprio para se fixar qualquer tipo de arma, seja curta ou longa, de fogo ou de ar comprimido, mas não é uma morsa, e ela tem um sistema de molas para permitir o recuo da arma, pois se vc prender a arma sem permitir que ela de o recuo, acaba quebrando ou forçando algum componente da mesma como a coronha por exemplo, desconfio que este armeiro não explicou direito ou não ele faz a coisa do modo mais empirico.

Eu particularmente prefiro utilizar nas armas PCP´s e CO2 que tem pouquissimo recuo uma estativa, e nas de mola o sand bag, não estraga arma e simula uma situação muito próxima do real, pois não impede o movimento da arma ao ser disparada, já numa morsa, vai ficar marcas na coronha.

Outra coisa, pra que economizar chumbinhos, se a coisa mais gostosa que existe é justamente atirar até acertar bem a mira ou luneta da arma, tudo isto faz parte do esporte, e como disse o colega Minerin com muita sabedoria, aprender a conhecer melhor a sua arma.

Carlos A.
Carlos A.
*Atirador - MVB
*Atirador - MVB

Voltar para Miras / Lunetas / Alvos