|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
gustavofn Novato

|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 11:21 pm Assunto: Review Hatsan Torpedo 150TH SAS - Parte 1: Visual |
|
|
Review Hatsan Torpedo 150TH SAS - Parte 1
Olá senhores, vou apresentar um review sobre a carabina de pessão Hatsan Torpedo 150TH SAS. Já fui proprietário de duas hatsans 150th modelo antigo, e este novo modelo veio com muitas melhorias. O modelo antigo apresentava muitos problemas de quebra do gatilho, da coronha e das travas da mola, devido a grande potência.
Bom, vamos aos detalhes:
Calibre 5,5mm, velocidade de 305m/s (1000fps), 1,17m de comprimento e 4,6kg.
• Cano fixo e com sistema de alavanca de armar com ferrolho como mecanismo de ação de carregamento.
• Disponível nos calibres .177 (4,5 mm), .22 (5,5 mm) e .25 (6,35 mm).
• Quattro Trigger & SAS™ (Shock Absorber System): sistema de absorção de choque.
• Precision vasculharam barril de aço.
• Trava de segurança manual com acionamento automático.
• Segurança "Anti bear-trap".
• Design elegante e ergonômico, com pistol grip.
• Sistema TRIOPAD® para absorção do recuo máximo.
• Vem com 3 espaçadores TRIOPAD ® para alterar o comprimento da coronha.
• Trilho para luneta e redudor de choque para luneta.
• Gatilho em metal.
• Alça de mira micro ajustável para elevação e "windage" com fibra óptica Truglo.
• Massa de mira com fibra ótica Truglo.
Primeiras impressões:
Fabricada na Turquia, ela é uma bela arma de pressão, com o acabamento melhor que o modelo antigo. Tenho informações de que a Hatsan mudou a composição do polímero da coronha, para maior resistência.
A vibração da arma diminiu bastante, mas sem perder potência, graças ao sistema SAS, que além de distribuir melhor o impacto da mola por toda a coronha as peças internas estão melhores acabadas, com um ajuste muito preciso e sem 'jogos'.
A precisão é excelente. O peso dela ajuda muito na estabilidade durante o disparo. O uso do bipé torna-se necessário para atirar por um tempo prolongado, devido ao cansaso por segurar o peso da arma e de armá-la. Atirar com ela é um ótimo exercício pra ficar com o braço forte! Em breve irei postar os resultados de agrupamento.
O ajuste do gatilho é impressionante. Você pode ajudar o curso do gatilho, para mais curto ou mais longo, e ajustar o peso do mesmo. Ajustei a minha para um peso ótimo, com um curso no qual eu sinto o segundo estágio e um peso leve suficiente para disparar sem "gatilhar" devido à força excessiva. Para quem atira com carabina 22, o gatilho é tão suave quando a uma carabina 22 CZ BRNO Modelo 2.
Para quem pensa em comprar uma: Se você quer uma arma bonita, pesada, forte, bem acabada, e adora destruir as coisas atirando com chumbinho 5,5mm, pode comprar uma!
Segue as fotos da minha Hatsan, com alguns comentários de detalhes.
 _________________ Gustavo Nobrega
Hatsan 150TH SAS 5,5mm Camo + Nikko Stirling 4x32AO
CBC Lifestyle Preta Custom 4,5mm
Associado ADTG/FPTE |
|
|
 |
gustavo alexandre Atirador

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 12:04 pm Assunto: |
|
|
| fala cara!!! tenho também a maior vontade de comperar essa hatsan...mas o preço...belz...sabe se alguém já passou essa hatsan no cronógrafo? |
|
|
 |
geraldomaia *Atirador - MVB

Registrado: 28/10/07 Mensagens: 270 Localização: Ituiutaba - MG
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 12:26 pm Assunto: |
|
|
Bom Review.
Já atirei com uma. Mas do modelo antigo, sem SAS. Só uma coisa me contrariou um pouco: o cano dela não é fixo. Quando se abre o ferrolho para municiamento, o próprio cano se desloca, girando e avançando para se colocar o cumbo. Isso, na minha opinião, prejudica na precisão ao longo prazo. Pois poderá haver vibrações do cano no momento do disparo.
Parabéns pela arma. Muito bonita! _________________ Gamo CFX 4,5 + GR Precision + Leapers 3~9x50mm
Gamo 400 4,5 + GR 80 bar + gat. FL + bucha FL
MVB - 2413 |
|
|
 |
gustavofn Novato

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 2:01 pm Assunto: |
|
|
Realmente o cano dela é composto de dois canos, um externo, fixo, e um interno que desliza dentro do externo, que é o mesmo que está o ferrolho.
Acredito que se devidamente lubrificado, e se levado em conta que você apenas mexe com ele no momento de carregar o chumbinho, o tempo necessário para causar o desgaste que poderá causar vibração e afetar a precisão deverá ser bem longo. _________________ Gustavo Nobrega
Associado ADTG/FPTE |
|
|
 |
SouzzA Novato

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 7:12 pm Assunto: |
|
|
Gustavofn, na 4ª foto, vc indicou os parafusos do curso e do peso do gatilho. Assim, tecnicamente falando, qual a função do 3º parafuso (o que vc deixou bem solto)?
Não seria os 2 parafusos mais próximos como curso do gatilho e o 3º (mais afastado dos demais) o peso do gatilho?
Regulei o da minha HT 95 parecido com o da sua, acreditando no que indico acima. |
|
|
 |
gustavofn Novato

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 7:37 pm Assunto: |
|
|
Olá Souza!
Realmente não sei para que serve aquele terceiro parafuso. Não parei muito tempo para mexer nele. Porém esse gatilho da SAS é o Quattro, e é um gatilho diferente dos modelos antigos. Nesse Quattro o peso do gatilho é aquele indicado na figura mesmo.
Gustavo Alexandre, tem uma loja aqui em Bauru vendendo uma Hatsan 150TH preta, nova, por 1.500 reais com nota. Porém essa não é modelo SAS. Se tiver interesse, me mande uma mp. _________________ Gustavo Nobrega
Associado ADTG/FPTE |
|
|
 |
jp_sek Atirador

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 10:59 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, se vc viu essse esquema no manual, deve estar desatualizado, o de peso no Quattro é o isolado, os dois juntos são dos estágios.
Dependendo da configuração vc pode confundir com peso pq um estágio é mais leve que o outro. Se vc mata o estágio mais leve, fica o mais pesado e tal.
Para testar, aperte o isolado e veja como fica. |
|
|
 |
Siqueraa Atirador

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 11:04 pm Assunto: |
|
|
pelo que entendi esse gatilho tem 3 estagios? _________________ Se darmos a mão quem ira sacar as armas !? |
|
|
 |
jp_sek Atirador

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 11:07 pm Assunto: |
|
|
| Siqueraa escreveu: | | pelo que entendi esse gatilho tem 3 estagios? |
Não, tem ajuste de 2 estágios distintos + ajuste de peso |
|
|
 |
gustavofn Novato

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 8:41 am Assunto: |
|
|
Verdade, eu estava equivocado. Eu devo ter encurtado o percurso do 2o. estágio, para ter ficado leve como está. Vou aumentar ele um pouco e apertar o parafuso isolado, para sentir o peso do gatilho aumentando.
Tem um esquema legal na imagem abaixo.
 _________________ Gustavo Nobrega
Associado ADTG/FPTE |
|
|
 |
SouzzA Novato

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 9:19 pm Assunto: |
|
|
Aliás, existe um manual p/ as hatsans com SAS e Quattro Trigger? Minha HT 95 veio o manual da HT 90 (que engloba outros modelos "inferiores").
Nem no site da hatsan isso existe. |
|
|
 |
gustavo alexandre Atirador

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 9:54 pm Assunto: |
|
|
| valeu gustavo fn..mas mesmo 1.500 é muito para o meu bolso...belz... |
|
|
 |
gustavofn Novato

|
Enviada: Ter Mar 30, 2010 10:35 pm Assunto: |
|
|
O manual que veio no modelo SAS é o manual antigo, ou seja, sem referencia ao SAS ou gatilho Quattro. Seria interessante a Rossi atualizar o manual, uma vez que mudou o produto. _________________ Gustavo Nobrega
Associado ADTG/FPTE |
|
|
 |
|
|
|
|