Como desmontar e montar arma

Forum para carabinas de ação a mola e afins. GAMO, Taurus, Rossi, Daisy e outras.

Como desmontar e montar arma

Mensagempor Fiorenzano » 07 Dez 2007 23:17

Eae galera blz, bom é o seguinte sou novo aqui no forum, e eu gostaria de saber como faço pra desmontar e depois montar minha carabina de pressão, é uma rossi, e qual seria a média de tempo pra fazer a manutenção nela, muito obrigado pela atenção.
Fiorenzano
Novato
Novato

Mensagempor voodoo atirador » 08 Dez 2007 10:54

deixa eu ja avisar uma pekena coisa...
nao retire o "tampao" do fundo da camara sem o saca-molas nao eim...
eh muito perigoso...
vc pode se machucar e feio...
eu mesmo desmonto e monto minhas carabinas rapidamente...
depois q pega a pratica eh facil....
TAURUS MATIC
QB18 4,5
CARAMURU reformada
URKO II em reforma.

ATIRA É ARTE...ACERTA FAZ PARTE.
voodoo atirador
Atirador
Atirador

Localização: sao paulo,capao redondo,jardim irene....mas precisamente Cafú Landia.rsrsrs

Mensagempor diego » 08 Dez 2007 12:10

Se tu tira o tampão do fundo da culatra nada de mais acontece,já que o esforço fica "em cima" dos dois pinos,na verdade no pino mais de trás...As rossi é barbada de desmonta,ja que elas não necessitam de esforços "monstruosos"...Escora no chão,primeiro desmonta o gatilho e deixa o pino de trás...Tira ele e já era,depois p/ monta,faz os passos ao contrario...
diego
Atirador
Atirador

Mensagempor hid30 » 08 Dez 2007 14:27

po aconteceu isso comigo quando eu fui desmonta minha rossi, o tampão e a mola voaram e bateu na barriga e na mão huauhahuauh dueu um poco e levei mau susto.
o pior eh po de volta a mola tive q pega um macaco de carro e deixa de baixo de uma mesa e fui erguendo a mola, empurrando.
ROSSI 4,5mm
hid30
Novato
Novato

Mensagempor diego » 08 Dez 2007 15:05

Te garanto que o que solto em ti não foi o tampão e sim a bucha do gatilho...
diego
Atirador
Atirador

Mensagempor caebrida » 08 Dez 2007 20:04

Caro amigo Fiorenzano,

Não querendo ser o "chato", mas tenta procurar através desse link aqui: http://www.airgun.com.br/forum/search.php

Porém vou te dar uma dica, não ajuda muiiiito, e nunca desmontei uma Rossi, mas no site do nosso amigo Franco, http://www.alterama.com.br se você for na seção carabinas você irá achar a vista explodida da Rossi e de várias outras armas, da pra ter uma idéia de como começar, ou melhor, de não correr o risco de a hora que for fechar se deparar com uma arroela ou parafuso que não sabe aonde vai.

Abraços amigo, boa sorte
Carlos Eduardo

Imagem
caebrida
Atirador
Atirador

Mensagempor Fiorenzano » 15 Dez 2007 17:21

Galera valeu pela ajuda, valeu mesmo, bom vamos ver no que vai dar quando eu for abrir ela.....heheh........espero naõ precisar comer um chumbinho sem querer.....hehe........abraços a todos.
Fiorenzano
Novato
Novato

Mensagempor caebrida » 15 Dez 2007 20:09

Boa sorte cara,

Só uma dica, para não passar raiva depois, se tiver uma câmera digital, vai tirando umas fotos do progresso, assim você irá saber aonde vai o que depois :)

Abraços
Carlos Eduardo

Imagem
caebrida
Atirador
Atirador

Manutenção

Mensagempor NeyderCBC » 15 Dez 2007 21:43

Boa ideia tirar fotos,

O interessante é que tivesse alguém para ajudar, pelomenos para tirar as fotos enquanto vc desmonta, pra não encher a máquina de óleo e graxa.

Passo a Passo:

1 - Retira o parafuso maior do guarda mato e os laterais da Coronha;

2 - No fundo da Culatra existe uma tampa, simplesmente para não deixar o fundo da culatra aberta, retire-a, não vai voar nada até esse ponto.

3 - Existem dois pinos atravessados no fundo da culatra, retire o primeiro, o da esquerda, este segura o Gatilho, não voa nada até aqui;

4 - O segundo pino, o mais externo da Culatra, esse sim que sem o devido cuidado, faz o conjunto interno da Culatra sair voando se vc não tiver o devido cuidado.

Como fazer se não possuo um Compressor de molas? Comece a rebater o Pino para retirá-lo, quando ele sair do primeiro lado de apoio do buraco, vc vai notar que ele vai se inclinar para fora, pois o conjunto interno está sendo comprimido pela mola para jogar tudo pra fora, como ele perdeu um dos apoios, se inclina no desejo de sair.

Eu costumo rebater com um ponteiro do diâmetro ou até mais fino que o buraco até que saia de um dos lados e até que metade de seu curso avance para fora do buraco, nesse ponto, troco o ponteiro por uma chave filipis, como se fosse pino e continuo a rebater até que o pino saia, então a chave irá ficar no lugar dele, e nada de sair tudo voando.

5 - Nesse ponto você está prestes a desmontar o conjunto, procure uma posição para que vc segure a culatra bem apoiada no chão ou mesmo sobre uma mesa, parede, o que for melhor para vc, e retire a chave de fenda, já que com o cabo da mesma, vc tem onde pegar com facilidade para puxar, puxe com calma, sem pressa, ou melhor ainda segure sozinho vc a culatra e peça para alguém tirar a chave, depois disso vc irá reduzir a força aplicada sobre o piso para que a mola vá empurrando devagar todo o conjunto interno da culatra para fora sem cuspir para todo lado, como os colegas relataram.

6 - para voltar com o conjunto para o lugar terá que fazer o processo inverso, obviamente, mas não se tiver um curioso do lado pra te ajudar, com certeza fica mais fácil, sei lá, um irmão, colega, amigo, etc.
É claro que dá trabalho, mas nada vem de graça, tudo requer um pouco trabalho.

Boa sorte no desmanche de sua Carabina!

NeyderCBC
Imagem
NeyderCBC
Atirador
Atirador

Mensagempor mateus rufino » 08 Jan 2008 17:28

caebrida escreveu:Boa sorte cara,

Só uma dica, para não passar raiva depois, se tiver uma câmera digital, vai tirando umas fotos do progresso, assim você irá saber aonde vai o que depois :)

Abraços

Era o q eu ia falar!!!!

outro dia desmontei minha urko tiger e passei mau pra montar!!!

=D> :^o =D>
mateus rufino
Novato
Novato

Mensagempor dfmarx » 03 Fev 2009 23:52

Estou reformando uma rossi e amanhã posto fotos do passo a passo completo.

Obrigado NeyderCBC, suas dicas foram de grande ajuda.

Abraços,

daniel marx
dfmarx
Atirador
Atirador

Como abrir

Mensagempor NeyderCBC » 04 Fev 2009 00:27

Disponha! sobre as dicas!

Mas pra quem não quer nem marcar e nem arranhar a face do Pino de fixação da Culatra, não deixar nenhuma marca na Carabina e colocar e tirar o pino com os dedos apenas, sem bater! o ideal é possuir um compressor de molas. Ajuda bastante!

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopi ... c&start=30

Abraço!

Neyder
Imagem
NeyderCBC
Atirador
Atirador

Mensagempor AttilaHuno » 31 Mai 2009 22:47

Estou com uma Rossi velhinha aqui. Alguém conhece um armeiro aqui do Rio para por uma mola nova e demais reformas? No tópico "armeiros" só achei de gente de longe...
AttilaHuno
Atirador
Atirador

Voltar para Armas de Pressão